Maju Coutinho é afastada da Globo por causa de briga com Bolsonaro #boato

Boato – A apresentadora Maju Coutinho foi afastada do Jornal Hoje e da Globo por causa de brigas com o presidente Jair Bolsonaro.

Não sabemos exatamente o motivo, mas o fato é que, entre todos os apresentadores da Globo, uma das que tem sido mais visadas nos últimos tempos em relação a fake news é Maju Coutinho. A última história que circula aponta para um “afastamento” de Maju por causa do presidente Jair Bolsonaro.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Siga o Boatos.org no Twitter:


Se inscreva no nosso canal no Youtube

 

Receba as nossas atualizações no grupo do WhatsApp (só postagens do administrador, não se preocupem): http://bit.ly/2Z5PgE0

Confira o nosso Instagram:

Instagram

Lista no Telegram
https://bit.ly/2VSlZwK

De acordo com mensagens que circulam online, Maju foi afastada pela Globo por causa de supostas brigas com o presidente. A informação circulou por meio de blogs e posts em redes sociais. Leia algumas das publicações que estão circulando por aí:

Confira o desmentido em vídeo:

Versão 1: Maju Coutinho é afastada da Globo!!! Não mexa com o Presidente!!! Versão 2: BOLSONARO O FIM IMPERIO – MAJU COUTINHO E AFASTADA DA GLOBO Versão 3: Após brigas com Bolsonaro, Maju Coutinho é afastada da Globo e equipe reage Versão 4: Maju Coutinho critica Bolsonaro, recebe onda de ataques na rede e é afastada da Globo

Maju Coutinho foi afastada da Globo por causa de brigas com Bolsonaro?

A “notícia-bomba” circulou em muitas redes sociais e, com certeza, deu muita audiência para sites caça-cliques por aí. Porém, a informação que aponta para o tal “afastamento de Maju” é resultado de duas distorções.

A primeira distorção está em falar que Maju Coutinho “brigou” com Bolsonaro. A conclusão de discussão entre eles surgiu com a “personalização” de uma nota dada no Jornal Hoje. Depois de uma cerimônia chamada o “Brasil vencendo a Covid-19”, o telejornal apontou Bolsonaro nem os membros do governo haviam prestado solidariedade às vítimas da doença.

A colocação foi respondida pelo presidente que aponta que a “Globo mentiu” e postou como “prova” um depoimento de uma médica pedindo “um minuto de silêncio” pelas vítimas da Covid-19 (minuto que foi respeitado). A tréplica do Jornal Hoje veio com a reafirmação de que Bolsonaro e membros do governo prestaram solidariedade com a ressalva que respeitaram o minuto de silêncio proposto pela médica.

Independentemente do desfecho da história (que, por sinal, é aberto, dependendo do que se entende por “prestar solidariedade”, a interpretações sobre quem está certo), o fato é que ela não configura uma briga de Maju Coutinho (que apenas leu o texto que estava escrito na nota do telejornal e não, como dizem por aí, “mentiu”) e Bolsonaro. Por sinal, não achamos qualquer notícia em fontes confiáveis que fale de briga entre os dois.

A segunda distorção é mais clara. Não é verdade que a Globo “afastou” Maju Coutinho. Na realidade, o “afastamento” nada mais é do que alguns dias de férias (as pessoas têm direito a férias, sabia?) e não tem qualquer relação com o presidente. Tanto que, por meio do perfil do Instagram, Maju deu até a data de sua volta: 30 de setembro.

Resumindo: a história que aponta que Maju Coutinho foi afastada da Globo por causa de uma briga com Bolsonaro é falsa. Nem a apresentadora foi afastada da emissora tampouco houve qualquer briga dela com Bolsonaro.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2H2c3Iu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)