Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Luciano Huck emprestou jatinho para Lula viajar de Curitiba para São Paulo #boato

Luciano Huck emprestou jatinho para Lula viajar de Curitiba para São Paulo #boato

Luciano Huck emprestou jatinho para Lula viajar de Curitiba para São Paulo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O apresentador Luciano Huck emprestou o seu avião, um jatinho com prefixo PP-HUC, para o ex-presidente Lula viajar de Curitiba para São Paulo.

A notícia da soltura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda vai dar muito o que falar. Não só no debate público como também nas fake news na internet. A prova disso está na quantidade de notícias falsas sobre o assunto que teremos que desmentir hoje (aliás, nem sabemos como faremos para desmentir tantas). E a primeira utiliza o nome do apresentador Luciano Huck.

De acordo com mensagens que estão circulando na internet, Luciano Huck emprestou o seu jatinho para Lula viajar de Curitiba (onde estava preso na sede da Polícia Federal) para São Paulo. Leia algumas das versões da história que circularam online:

Versão 1: BIZARRO ! Luciano Huck, apresentador da #GloboLixo emprestou seu Jatinho, comprado com dinheiro do BNDES, para Lula viajar para São Paulo. Versão 2: Luciano Huck, estou ajudando na sua campanha para presidente, canalha !!!!!!! Versão 3: Lula chega em São Paulo. Adivinha quem emprestou o jatinho?

Versão 4: Olha quem emprestou o jatinho para o LulaDrão depois que ele saiu da prisão!!! Luciano Huck: Bancado pelo grupo Itaú e pela Glogo com dinheiro do BNDES, fazendo caridade no seu programa com nosso Dinheiro. Se passando por menino bonzinho… FDP.

Luciano Huck emprestou jatinho para Lula viajar de Curitiba para São Paulo?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

A informação que aponta que Luciano Huck emprestou o avião para Lula circulou com força na internet (ainda mais que o apresentador é um possível candidato nas eleições de 2022). Porém, a informação que fala de empréstimo de avião não procede. Vamos aos fatos.

O que temos é um legítimo caso de “aumenta e inventa”. De fato, a aeronave que levou Lula de Curitiba para São Paulo pertence à empresa Brisair, de Luciano Huck. Tanto que o prefixo PP-HUC (imagina só se fosse PT-HUC) é similar ao nome do apresentador. Tudo isso foi apontado em matérias na mídia.

Neste sentido, alguns títulos de notícias que circularam por aí não deram conta de explicar um detalhe (e ajudaram os boatos de “camaradagem” entre Luciano Huck e Lula se fortalecerem e se espalharem): o avião não foi emprestado por Luciano Huck para Lula. O que aconteceu foi um aluguel da aeronave.

Quem esclareceu a informação foi o próprio apresentador. Por meio de um vídeo em suas redes sociais, Luciano Huck negou que tenha emprestado a jatinho a Lula ou ao PT. Ele explicou que, nos dias que não usa o avião para realizar viagens (como em gravações para o Caldeirão do Huck), cede para uma empresa de táxi aéreo chamada Icon Táxi Aéreo, que, por sua vez, aluga para terceiros. Assista ao vídeo e leia a transcrição:

Esclarecer os fatos olho no olho é sempre bom, tá? Eu não dei carona no avião para o Lula. Eu não emprestei avião nenhum para o Lula, tá? Eu uso meu avião para trabalhar. Eu viajo 2, 3 estados por semana. Toda semana para rodar esse Brasil inteiro. A aviação é muito cara e, para tornar a operação mais eficiente, eu tenho um sócio que é a Icon Táxi Aéreo, que é a maior empresa de táxi aéreo do Brasil e, quando eu não tô voando, o avião ficar à disposição deles para fretamento.

Em bom português, é para alugar o avião para ajudar a pagar as contas todas. E o voo de hoje foi um voo fretado como qualquer outro. Quem cuida dessa agenda de voos todos e todos os detalhes também é a Icon. Então qualquer, qualquer especulação política em cima disso é maluquice nesse momento polarizado que vive o país. O fato não passou de uma simples questão comercial, vamos dizer assim, tá? Qualquer dúvida, a Icon pode esclarecer. Espero que eu tenha esclarecido qualquer dúvida que você tenha.

Resumindo: a história que aponta que Luciano Huck emprestou o jatinho para Lula viajar de Curitiba para São Paulo é falsa. O avião que o ex-presidente usou para fazer é a viagem é do apresentador, mas se tratou de um voo fretado e intermediado por uma empresa de táxi aéreo.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/32o6L2N