Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Mensagem que fala que “infelizmente foi confirmado” e sugere que Datena morreu é conteúdo caça-clique

Mensagem que fala que “infelizmente foi confirmado” e sugere que Datena morreu é conteúdo caça-clique

José Luiz Datena morreu em outubro de 2023, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – O apresentador José Luiz Datena morreu, infelizmente foi confirmado e há luto em outubro de 2023. 

  Análise

Está circulando em redes sociais, principalmente por meio de vídeos no TikTok, uma mensagem que aponta para algo terrível que teria ocorrido com o apresentador José Luiz Datena.

Uma mensagem com letras garrafais com a palavra “Luto” está circulando junto com mensagens que sugerem que o apresentador José Luiz Datena teria morrido em outubro de 2023. Leia duas das mensagens que estão viralizando na internet:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 1: Infelizmente é confirmado ‘acaba de falecer’. Apresentador José Luiz Datena (com letras pequenas) sofre perda e está de (com letras grandes) Luto. LUT0: Infelizmente Nosso amado Datena da Band, horas após cirurgia delicada recebe pior das notícias Versão 2: EM PLENO DOMINGO: Chega Triste Notícia Sobre O Nosso Querido Apresentador DATENA, Infelizmente Ele… Ver Mais

Checagem

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões. 1) É verdade que o apresentador José Luiz Datena morreu em outubro de 2023? 2) O que diz, na realidade, o vídeo que está circulando na internet? 3) Qual o atual estado de saúde de Datena?

É verdade que o apresentador José Luiz Datena morreu em outubro de 2023?

Felizmente, não é verdade. Na realidade, o conteúdo que está circulando na internet é o que chamamos de conteúdo “caça-clique” (no caso, se trata de um conteúdo “caça-view”). A palavra “luto” é colocada de forma garrafal para que dê a entender que foi Datena que morreu. Porém, o conteúdo do vídeo fala sobre outra coisa.

O que diz, na realidade, o vídeo que está circulando na internet?

Na realidade, o vídeo não tem nada a ver com a morte de Datena (porém, você só descobre isso depois de dar a visualização para o autor do vídeo). O vídeo fala que ele foi internado para realizar um procedimento cirúrgico e o luto foi por conta da morte de uma tia. Essa matéria fala a notícia correta. 

Qual o atual estado de saúde de Datena?

O apresentador passou por duas cirurgias e está se recuperando delas. Quando falou sobre o falecimento de sua tia, ele também mencionou que a cirurgia foi realizada de forma bem-sucedida e que espera voltar à televisão em breve. No momento, ele está sendo substituído pelo filho no Brasil Urgente.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que o apresentador José Luiz Datena teria morrido por conta de problemas de saúde. O “luto” que está sendo alardeado no vídeo é por outro motivo e não tem qualquer relação com o falecimento dele.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)