Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Não há qualquer prova (ou mesmo lógica) de que incidentes no trio de Ivete Sangalo são castigos de Deus

Não há qualquer prova (ou mesmo lógica) de que incidentes no trio de Ivete Sangalo são castigos de Deus

Ivete Sangalo sofreu castigo de Deus por falar em macetar o apocalipse, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Explosão no cilindro de CO² e incidentes no trio elétrico de Ivete Sangalo são castigos de Deus por ela falar que iria “macetar o apocalipse”.

Análise

O carnaval de 2024 em Salvador chamou atenção por conta de dois eventos (que acabaram, por algumas pessoas, sendo correlacionados).

Um deles foi um diálogo entre Ivete Sangalo e Baby do Brasil durante o encontro de trios elétricos em Salvador. Enquanto Baby do Brasil falou que o “arrebatamento tem tudo para acontecer entre 5 e 10 anos”, Ivete respondeu “vamos macetar o apocalipse”.

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

O outro foi uma série de incidentes que ocorreram no trio elétrico de Ivete Sangalo. A partir daí, começaram a circular mensagens que apontam que o que ocorreu não passou de um castigo de Deus contra Ivete por ela ter falado em “macetar o apocalipse”. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Versão 1: Macetar o Apocalipse? Ivete Sangalo Começa a Sofrer Castigo? Tanque de CO2 “Explode”, Trio Elétrico Se Inclina Lateralmente, Cantora Cogita Encerrar o Bloco… Assista ao vídeo e deixe Sua Opinião! Crédito de Imagem no Vídeo. Versão 2: O Castigo chegou para IVETE SANGALO! Algo chocante aconteceu após fala do apocalipse

Versão 3: Querida não brinque com o nome de DEUS.Ele deu a sua resposta.Foca na sua IVETE,o castigo veio a galope mesmo. Versão 4:Com Deus não se brinca, é Veveta vc ia macetar o apocalipse TRIO ELÉTRICO DE IVETE EXPLODE NA AVENIDA, DUAS PESSOAS FERIDAS.

Checagem

Em meio a ilações e desrespeito em relação ao caso, nos vimos obrigados a ponderar alguns elementos e fazer uma análise. Para tanto, vamos responder às seguintes questões: 1) Quais foram os incidentes que ocorreram no trio de Ivete Sangalo? 2) É possível afirmar que Ivete Sangalo sofreu um castigo de Deus por falar em “macetar o apocalipse”? 3) Qual a explicação para os incidentes em questão?

Quais foram os incidentes que ocorreram no trio de Ivete Sangalo?

Um deles foi uma explosão em um cilindro de CO² (responsável pela fumaça no palco) que resultou em dois feridos. O segundo foi o “quase tombamento” do trio em Salvador. Um vídeo que circulou na internet mostra o trio se inclinando e “voltando ao prumo” na medida em que as pessoas iam para outro lado.

Houve, ainda, um choro público de Ivete após os incidentes (em que ela chegou até a falar em parar com o desfile de trios no carnaval) e uma reclamação com a voz causada por spray de pimenta.

É possível afirmar que Ivete Sangalo sofreu um castigo de Deus por falar em “macetar o apocalipse”?

Mesmo com a lista grande, é, no mínimo, leviano, afirmar que os incidentes (que, felizmente, não resultaram em nenhuma tragédia) tenham sido causados por conta de um “castigo de Deus”.

O primeiro ponto que derruba a tese está no fato de a crença “em castigos divinos” é contraditória. Todos os dias, vemos inúmeras tragédias (inclusive com pessoas que “não merecem” castigo) e gente que (de acordo com esta corrente) mereceria “castigo” se dando bem.

O segundo ponto é que há explicações muito mais humanas do que a questão do “macetar o apocalipse” em relação aos incidentes no trio de Ivete Sangalo.

Qual a explicação para os incidentes em questão?

Seria muito fácil jogar tudo que ocorreu na questão da fala de Ivete Sangalo. Se, de fato, fosse essa a explicação, não seria preciso nenhum protocolo de segurança em eventos: só seria preciso não contestar falas de religiosos que “tá tudo certo”. Porém, a questão não é assim.

Esta matéria explica que a explosão foi causada por conta de um defeito na mangueira que transportava o gás. 

Já a inclinação no trio foi causada por um problema em um pino de uma balança que dá a sustentação ao trio elétrico. Problema que foi resolvido.

Sobre o spray de pimenta, não há uma causa certa. A cantora se limitou a dizer que ele foi lançado (talvez por foliões, talvez pela polícia) no início do circuito (na Barra). Quanto ao choro, ele não passou de uma consequência de tudo que ocorreu anteriormente.

Conclusão

Exagerado 🗣️

Poderíamos colocar este conteúdo como fake news ou, no mínimo, boato sem comprovação. Mas dado o fato que os incidentes citados são reais, vamos classificar as ilações que correlacionam (sem provas ou lógica) que Ivete Sangalo sofreu um castigo (ou foi macetada) não passa de um exagero desrespeitoso.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).