Ivete Sangalo cheira cocaína (pó branco) antes de show, mostra vídeo #boato

Boato – Vídeo que circula online flagra a cantora Ivete Sangalo cheirando cocaína (um pó branco) antes de show.

O final de 2021 proporcionou um vídeo que deixou detratores de Jair Bolsonaro animados e fãs do presidente chateadíssimos. Nas imagens, a cantora Ivete Sangalo endossa xingamentos de uma plateia contra Bolsonaro. Isso fez, claro, com que o nome dela virasse “trend” nas redes sociais.

A prova disso é que outro vídeo voltou a circular em redes de pessoas simpáticas ao presidente. Nele, Ivete Sangalo teria, supostamente, cheirado um pó branco antes de um show lotado. Junto ao vídeo, há acusações de que a substância seria cocaína. Leia algumas das mensagens que circulam online e assista ao vídeo:

Versão 1: Vaza vídeo de Ivete Sangalo cheirando um pó branco antes de um show. Fã suspeita que é cocaína Versão 2: *Ivete cheirando cocaína antes do show.* *Alguém tem que financiar o narcotráfico.* Versão 3: Ivete Sangalo cheirando pó

Vídeo mostra Ivete Sangalo cheirando cocaína (pó branco) antes de show?

A história está circulando na internet em 2022 (graças a bolsonaristas), mas o fato é que se trata de uma história que foi desmentida no Boatos.org lá em 2016. Na época, explicamos que não há nada de cocaína e nem de pó branco. Como o desmentido de outrora vale para hoje, relembre o que escrevemos:

A primeira coisa que fizemos foi tentar descobrir qual foi a ocasião da filmagem. Pelas roupas que ela estava, o vídeo foi gravado durante o Salvador Fest deste ano. É só comparar a roupa nos vídeos:

Agora vamos racionar: está lá Ivete, entrando no palco de um show televisionado e um sujeito entrega um copo para ela com algodão. Um monte de gente em volta e a TV ao vivo. Aí ela tira algo do copo que está na mão, molha o algodão e coloca no nariz. Devolve o copo, com a câmera filmando, e assoa o nariz. Aí vai para show.

Detalhes: a imprensa toda falou com ela antes do show, pessoas estavam olhando e ela tinha um camarim todo para ela instantes antes. Porque raios ela iria cheirar cocaína em um algodão, em pé, no meio de todo mundo e sendo filmada? Infelizmente (ou felizmente), eu não sou um especialista na prática, mas acredito que há formas mais usuais de consumir a droga.

Mas se não é cocaína, o que é então? É possível apontar que se trata de soro fisiológico, utilizado para hidratar as narinas e cuidar da voz. Ivete, que canta já há um bom tempo, já declarou em entrevistas que cuida muito da parte física para manter a voz. Ela chegar a fazer nebulizações para cuidar da voz. Sabe-se também que soro no nariz ajuda a desobstruir as vias aéreas. Esses dois vídeos mostram um pouco do procedimento:

Uma pergunta que ficou no ar é “porque então há algo branco no copo que ela entrega”? Se você não percebeu, trata-se do próprio algodão que ela estava usando para colocar no nariz. Ou seja, o vídeo não prova em nada que ela estava cheirando cocaína.

Vale também lembrar que ela já deu declarações a respeito do uso de drogas. Vale também apontar que, ao contrário de outros artistas, ela nunca teve problemas públicos com drogas.

“Não poderia ter 20 anos de estrada com esse vigor se usasse droga (…) uma vez estava fazendo uma festa de final de ano, havia vários artistas, eu estava dividindo camarim com uma galera e uma rapaziada convocou para cheirar. Fiquei quietinha no meu canto, me sentindo uma menina desprotegida”, disse, em entrevista à revista “Veja”.

Dias depois do próprio desmentido do Boatos.org em 2016, a própria Ivete Sangalo desmentiu a fake news durante um show. Ela deixou claro o que seria o suposto pó branco (que não tem nada de pó branco). Veja o vídeo:

Resumindo: apesar de a fake news que aponta que Ivete Sangalo foi flagrada cheirando cocaína estar circulando em 2022, trata-se de uma notícia falsa que foi desmentida no Boatos.org e pela própria Ivete Sangalo em 2016.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet