Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Governo do Rio de Janeiro não cogita cancelar desfile de carnaval na Marquês de Sapucaí

Governo do Rio de Janeiro não cogita cancelar desfile de carnaval na Marquês de Sapucaí

Governo do Rio de Janeiro pode cancelar desfile de carnaval na Sapucaí em 2024, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – O governo do Rio de Janeiro está avaliando cancelar o desfile de carnaval de 2024 na Marquês da Sapucaí por causa de risco de incêndios.

Análise

Uma notícia publicada em alguns sites de notícias na semana passada deixou algumas pessoas que gostam de carnaval preocupadas por dois motivos.

Após um ofício de dentro do próprio governo apontar para risco de segurança na Marquês de Sapucaí, começaram a circular notícias que apontavam que o governo do estado do Rio de Janeiro estaria estudando cancelar o desfile de carnaval de 2024.

Vídeo: é falso que Sadia esteja dando prêmios para quem compartilhar no WhatsApp

Um dos motivos de preocupação foi com o cancelamento (afinal, muita gente depende economicamente do evento). Outro motivo foi a segurança em site. Leia algumas das mensagens que estão circulando online:

Versão 1: Carnaval na Marquês de Sapucaí, no Rio, pode ser cancelado devido a risco de incêndio Versão 2: Governo do Rio de Janeiro considera cancelar carnaval na Marquês de Sapucaí devido a risco de incêndio

Checagem

Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) Houve um relatório que apontava para questões de segurança na Marquês de Sapucaí? 2) O governo do Rio de Janeiro cogita cancelar o desfile de carnaval na Marquês de Sapucaí? 3) Há problemas de segurança para a realização do carnaval no local?

Houve um relatório que apontava para questões de segurança na Marquês de Sapucaí?

Sim. Não era um relatório, mas sim um ofício interno. De acordo com o documento, de autoria do advogado Victor Travancas (então subsecretário do governo do Rio de Janeiro), a Marquês de Sapucaí sofria com questões graves de segurança.

Entre o que foi apontado, estava “as saídas de emergência estarem travadas”, “construções irregulares” e “fiação exposta”. O ofício também apontava para um estranhamento da liberação dos bombeiros. 

O governo do Rio de Janeiro cogita cancelar o desfile de carnaval na Marquês de Sapucaí?

Não. Apesar do ofício, não há qualquer chance de o governo do Rio de Janeiro cancelar o carnaval. Quem garantiu isso foi o próprio governador do estado Cláudio Castro. 

Em entrevista junto com representantes dos Bombeiros e da Defesa Civil, o governador apontou que o sambódromo está liberado e rebateu o documento interno. Vale apontar que, depois do que ocorreu, Victor Travancas relatou pediu exoneração do cargo que ocupa. Exoneração que até o momento deste texto não ocorreu.

Há problemas de segurança para a realização do carnaval no local?

Pelo menos de acordo com as autoridades que devem olhar para esta questão, a “segurança está garantida”. Apenas vale apontar que o local já foi alvo de pedidos do Ministério Público em 2023 e que já ocorreram tragédias no local (como um acidente que matou uma menina de 11 anos em 2022). Também já houve incêndios no local, mas nunca houve mortes.

Conclusão

Exagerado 🗣️

Ao contrário do que apontam as mensagens, o governo do Rio de Janeiro não cogita cancelar o carnaval do Rio de Janeiro. Houve um documento pedindo atenção para os desfiles, mas não há chance (pelo menos por enquanto) de cancelamento do desfile. Para ser conservador, vamos classificar a história como exagerada.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).