Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Globo anuncia recuperação judicial e pede falência #boato

Globo anuncia recuperação judicial e pede falência #boato

Globo anunciou recuperação judicial e pediu falência, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A Rede Globo anunciou recuperação judicial e entrou com pedido de falência. Em reunião com Grupo Sênior, a emissora aprovou o plano de recuperação judicial de 73% dos ativos e dos credores da empresa.

Por ser uma das maiores emissoras do país, vira e mexe, a Rede Globo aparece em notícias polêmicas que circulam na internet – verdadeiras ou não. Recentemente, começou a ser compartilhada entre os internautas uma publicação que diz que a Globo anunciou recuperação judicial e entrou com pedido de falência.

De acordo com o vídeo em que a informação está sendo divulgada, que mostra o print de uma suposta matéria do jornal O Globo sobre o assunto, após reunião com o Grupo Sênior, o Grupo Globo aprovou o pano de recuperação judicial de 73% dos ativos e dos credores da emissora.

Depois disso, a tal notícia viralizou nas redes sociais. Veja o vídeo em questão e os textos originais das publicações que estão rodando online:

Versão 1: “Grupo e Organizações Globo entram com recuperação judicial, e anunciam falência. Em reunião com Grupo Sênior, Grupo Globo aprova plano de recuperação judicial de 73% dos ativos e dos credores da emissora”. Versão 2: “Atenção: Rede Globo pede falência e entra com um processo de recuperação judicial”.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Globo anunciou recuperação judicial e pediu falência?

Evidentemente, a notícia de um pedido de falência e recuperação judicial de uma das maiores emissoras do país viralizaria nas redes sociais, ainda mais entre a sua audiência. Mas será que essa história é mesmo verdade? A resposta é não! E nós te provamos a partir dos seguintes fatos.

O primeiro deles é que, ao nos depararmos com os vídeos que estão divulgando essa informação, identificamos que as “fontes” são pessoas que já compartilharam outras notícias falsas antes. Inclusive, existe até uma denúncia de print adulterado no passado contra o mesmo sujeito que está noticiando a suposta falência da Globo, como você pode ver aqui nesse link.

Em segundo lugar, ao prestarmos atenção na mensagem, achamos uma coisa estranha: uma vírgula colocada no lugar errado no título (“, e anunciam falência”), um grave erro para um título jornalístico.

Por fim, o terceiro fato que nos levou a desconfiar de que toda essa história não passa de um boato é que, ao buscarmos informações sobre a tal matéria do O Globo, descobrimos que ela não está no site. Aliás, não está em lugar algum.

Resumindo: Não há qualquer notícia de falência ou processo de recuperação judicial envolvendo a Rede Globo. Até porque, se essa informação fosse mesmo verdadeira, seria muito estranho que não houvessem notícias divulgadas por fontes confiáveis, visto o exemplo do Grupo Abril recentemente.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.