Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Globo pintou olho errado de vítima em matéria sobre violência contra mulher #boato

Globo pintou olho errado de vítima em matéria sobre violência contra mulher #boato

Boato – A Rede Globo está se perdendo nas próprias mentiras. Em uma matéria sobre violência contra mulher, ela pintou o olho errado de uma vítima.

Nestas eleições de 2018, as notícias falsas não estão restritas apenas aos candidatos, partidos, institutos de pesquisa etc. Uma parte da mídia também está sendo alvo de fake news durante as eleições. Dentre a mídia (dentro e fora das eleições), o principal alvo é a Rede Globo. E hoje temos mais uma acusação de “mentira” da Vênus Platinada.

De acordo com um vídeo que viralizou no WhatsApp e Facebook, a Globo manipulou uma matéria que falava de violência contra mulher. De acordo com uma pessoa que está assistindo o conteúdo na TV, a Globo pintou o olho errado de uma mulher para fingir que ela foi agredida. No começo, o “roxo” está no olho esquerdo. Depois “vai” para o olho direito. Leia a mensagem e assista ao vídeo:

Globo se perdendo nas mentiras e reportagens tendenciosas. Domingo passado falaram de nazismo e ontem de violência sobre a mulher mas pintaram o olho errado ao decorrer da matéria. Confira!

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Globo pintou olho errado de vítima em matéria sobre violência contra mulher?

O vídeo teve muito alcance na internet. No Facebook, algumas postagens chegaram a quase 400 mil visualizações. No WhatsApp, também foi compartilhado incontáveis vezes. Mas será mesmo que a Globo “pintou o olho da mulher agredida”? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Antes de começar a falar da postagem, vamos contextualizar o caso. A história retratada no vídeo é da estudante Melissa Gentz. Com 22 anos e morando nos EUA, ela postou vídeos em redes sociais acusando o namorado de agressão. A matéria foi veiculada no Fantástico, que ouviu a estudante.

Dito isso, vamos ao viral que está circulando online. Apesar da mensagem “esbravejar” que a Globo está mentindo, a explicação é simples. Em todas as imagens nas quais o machucado está no olho esquerdo, a filmagem foi feita por uma câmera profissional (da reportagem da Globo) ou fotografia com a câmera traseira do celular.

Já a imagem que mostra o machucado no olho direito de Melissa foi uma filmagem feita com a câmera frontal do celular. Quando ela fez a gravação (estilo selfie) para o Instagram, a imagem “espelhou” e se inverteu. Por sinal, o vídeo foi gravado antes da matéria da Globo ir para o ar.

A própria Melissa explicou a história em seu Instagram: “Muitas pessoas estão perguntando qual o lado do meu rosto que está mais machucado. É o lado esquerdo. Quando o machucado aparece do lado direito é porque a câmera frontal do celular inverteu a imagem como acontece no Snapchat. Simples assim. Mas achei importante esclarecer”.

Resumindo: a história que aponta que a Globo “trocou o lado” do machucado de uma mulher em uma matéria sobre violência doméstica é falsa. O roxo “trocou” de lado porque as imagens foram feitas em câmeras diferentes.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.