Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Garoto do Vietnã deu origem à música He Ain’t Heavy, He’s My Brother #boato

Garoto do Vietnã deu origem à música He Ain’t Heavy, He’s My Brother #boato

Boato – No Vietnã, um jornalista viu um garoto de 10 anos carregando um menino de quatro anos. Aí nasceu a música He Ain’t Heavy, He’s My Brother (ele não é um peso, é meu irmão).

A origem de canções de sucesso sempre é algo que chama atenção. Um amor não correspondido, uma história de superação ou mesmo “só” inspiração podem servir para que sejam criadas músicas de sucesso. É justamente sobre uma história dessas que vamos falar hoje.

Circula na internet um texto que aponta que a música He Ain’t Heavy, He’s My Brother (gravada por diversos cantores como, por exemplo, The Hollies e Neil Diamond) nasceu de uma história na guerra do Vietnã. Leia o texto que circula online e o vídeo que o acompanha (que é da versão de 2012 da canção):

No Vietnã um jornalista viu um garoto de 10 anos carregando um menino de uns 4 anos nas costas . E ele perguntou se não era muito peso pra ele , já que estavam fugindo de um bombardeio , e a resposta do garoto foi : Ele não é um peso , é meu irmão . Daí nasceu essa musica

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Garoto do Vietnã deu origem à música He Ain’t Heavy, He’s My Brother?

O fato de a música ser bonita e a comovente história por trás dela fez com que a mensagem viralizasse. Mas será mesmo que um garoto disse “ele não é um peso, é meu irmão” e deu origem à música? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Ao pesquisar sobre a origem da música composta por Bob Russell e Bob Scott, descobrimos uma entrevista de Tonny Hicks (guitarrista do The Hollies) para o jornal The Guardian em 2006. Ele contou que a letra se baseou no filme Boys Town, em que havia um o lema que virou título da música:

“Havia esse filme antigo chamado Boys Town sobre uma casa para crianças nos EUA e a estátua do lado de fora mostrava uma criança sendo carregada e o lema “Ele não é pesado, Ele é meu Irmão”.

De acordo com este site, a frase He Ain’t Heavy, He’s My Brother é falada nos EUA desde o início do século XX, muito antes do início da guerra do Vietnã. Ou seja, o conflito não influenciou em nada na criação da frase.

Não é a primeira que uma história é relacionada à música. Há algum tempo, a frase “ele não é um peso, é meu irmão” foi atribuída a um padre que teria carregado uma criança órfão em uma forte nevasca. Como é de se imaginar, essa versão também é falsa.

Resumindo: a música é bonita e tem uma letra bonita. Porém, a história por trás de He Ain’t Heavy, He’s My Brother não tem nada a ver com guerra do Vietnã e tampouco com um menino de 10 anos que carregou o irmão.

PS: Esse artigo foi uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp, no telefone (61) 99331 6821.