Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Foto que mostra sombra de zebras em ilusão de ótica é real, mas não foi eleita a foto do ano pela National Geographic

Foto que mostra sombra de zebras em ilusão de ótica é real, mas não foi eleita a foto do ano pela National Geographic

Foto de sombras de zebras em ilusão de ótica ganhou prêmio de foto do ano da National Geographic, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Imagem feita com ilusão de ótica mostra sombra de zebras e venceu o prêmio de foto do ano da National Geographic

Análise

O trabalho executado por fotógrafos é sempre muito desafiador. Além de captar boas fotos, eles também precisam ser criativos. E o que acontece quando a criatividade de um fotógrafo ganha o mundo?

Foi o que aconteceu na história de hoje. De acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, um fotógrafo teria conseguido registrar uma foto em que apenas as sombras de zebras são vistas em primeiro plano.

Vídeo: é falso que Lula foi flagrado beijando Suzanne von Richtofhen

Segundo a publicação, trata-se de uma ilusão de ótica e, basta dar um zoom, para conseguir enxergar as zebras ao lado das sombras. Ainda segundo a publicação, a criatividade do fotógrafo teria sido tão grande que a imagem venceu o prêmio de foto do ano da National Geographic. Confira:

Versão 1: “Nomeado anteriormente como foto do ano da #National #geographic. O #preto não é o animal, é a #sombra da zebra”. Versão 2: “Compartilhando novamente esta fotografia genial!! Foto do Ano da National Geographic. Imagens negras são sombras de zebras. Faz zoom e vais ver zebras. Incrível, fantástico, lindo!”. Versão 3: “Esta foto foi premiada por National Geographic. As imagens negras são sombras. Se você der um zoom, você vai ver- Zebras de pé”.

A história fez um enorme sucesso nas redes sociais, em especial, no Facebook e deixou muita gente impressionada com a técnica utilizada pelo fotógrafo. Apesar disso, alguns detalhes levantaram dúvidas, como o caráter alarmista e a falta de notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis (até porque, se a imagem realmente tivesse sido premiada, com certeza estaria presente nas diversas mídias da National Geographic).

A partir daí, resolvemos investigar um pouco mais essa história e agora vamos te contar, em três etapas, o que é verdade e o que é mentira nessa história: 1) A foto mostra, de fato, sombras de zebras que parecem cavalos? 2) Qual é a história por trás da foto das sombras da zebra? 3) A imagem ganhou o prêmio de foto do ano da National Geographic?

Checagem

A foto mostra, de fato, sombras de zebras que parecem cavalos?

Sim! A foto é fantástica e o efeito da sombra, sem mostrar as zebras em primeiro plano, ocorreu por conta de uma ilusão de ótica. Como é possível observar, o chão possui ondas que parecem linhas brancas e pretas (um jogo de luz e sombra) que ajudaram a “camuflar” os animais. Se você der um zoom na imagem, vai conseguir ver perfeitamente todas as zebras e suas sombras.

Qual é a história por trás da foto das sombras da zebra?

A foto foi registrada pela fotógrafa e cineasta Beverly Joubert, em 2018. Beverly compartilhou o clique, pela primeira vez em suas redes sociais, no dia 12 de julho de 2018.

A fotógrafa e cineasta é natural da África do Sul e se especializou em fotografia africana há mais de 35 anos. De acordo com o site pessoal de Beverly, onde as fotos estão à venda, a imagem foi feita nas Salinas Makgadikgadi, em Botsuana. Na oportunidade, as zebras faziam seu percurso migratório.

A imagem ganhou o prêmio de foto do ano da National Geographic?

Não. Beverly Joubert é uma fotógrafa e cineasta que faz parte do time dos Exploradores da National Geographic. Isso quer dizer que ela recebe financiamentos e apoio da sociedade para proteger a vida selvagem por meio do seu trabalho, mostrando histórias inusitadas dos animais e fotos curiosas (como o caso das zebras atravessando as Salinas de Makgadikgadi, em Botsuana, após um longo período de espera, por conta de cercas colocadas por humanos para separar o gado dos animais selvagens).

E apesar de Beverly ser uma fotógrafa e cineasta bastante premiada e prestigiada (com inúmeras fotos estampando as revistas da National Geographic), ela não recebeu o prêmio de foto do ano da National Geographic. O site de checagem latino Chequeado desmentiu a informação. De acordo com o Chequeado, a própria fotógrafa Beverly Joubert desmentiu a informação em sua página pessoal. Após ser perguntada por um internauta, ela afirmou que não sabe de onde surgiram os rumores, mas garantiu que a foto não venceu nenhum prêmio de foto do ano pela National Geographic.

Se isso não bastasse, essa história de foto do ano também já rendeu outras fake news na internet. Aqui no Boatos.org já desmentimos uma história que apontava que o vídeo de um tornado de fogo, no Canadá, foi comprado por R$ 1 milhão pela “National Geography”. Na época, explicamos que até o nome da revista foi escrito errado pelos disseminadores de fake news. Também descobrimos que as imagens, na verdade, foram retiradas de uma cena do filme “No Olho do Tornado”.

Conclusão

Fake news ❌

A foto de sombras de zebras em ilusão de ótica é verdadeira, porém, não ganhou o prêmio de foto do ano da National Geographic. A imagem foi feita pela fotógrafa e cineasta sul-africana Beverly Joubert, em 2018, nas Salinas de Makgadikgadi, em Botsuana.

A própria fotógrafa desmentiu a informação sobre o prêmio. Em um comentário de um internauta sobre a premiação, Beverly Joubert afirmou que não sabe de onde os rumores saíram, mas garantiu que não recebeu nenhum prêmio de foto do ano por parte da National Geographic.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).