Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Fernando Pessoa escreveu texto que começa com “meus amigos são todos assim” #boato

Fernando Pessoa escreveu texto que começa com “meus amigos são todos assim” #boato

Fernando Pessoa escreveu texto que começa com “meus amigos são todos assim”, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O escrito português Fernando Pessoa escreveu um texto sobre amizade que começa com o trecho “meus amigos são todos assim: metade loucura, outra metade santidade”.

O que não tem faltado na internet, em tempos de isolamento social, são frases motivacionais. Em alguns casos, inclusive, a autoria da mensagem é erroneamente atribuída a alguém famoso. E, no caso de hoje, o escritor seria Fernando Pessoa.

De acordo com uma mensagem que está circulando na internet, Fernando Pessoa, em algum momento da vida, escreveu um texto falando sobre a amizade. Na mensagem, ele teria dito que “meus amigos são todos assim: metade loucura, outra metade santidade”. Leia a mensagem que circula online:

*Amizade segundo Fernando Pessoa*_”Meus amigos são todos assim: metade loucura, outra metade santidade. Escolho-os não pela pele, mas pela pupila, que tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante. Escolho meus amigos pela cara lavada e pela alma exposta. Não quero só o ombro ou o colo, quero também sua maior alegria. Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto. Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade. […] (Fernando Pessoa)

Fernando Pessoa escreveu texto que começa com “meus amigos são todos assim”?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Muito legal o texto, afinal sempre é bom ler coisas que nos fazem refletir. Mas será mesmo que a autoria desta “carta sobre amizade” é mesmo do português Fernando Pessoa? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Só o histórico de textos falsos atribuídos a autores famosos já nos deixa desconfiados da veracidade da informação. Há pouco tempo desmentimos um texto motivacional atribuído ao próprio Fernando Pessoa. E, assim como no outro caso, a autoria é falsa.

Bastou uma busca para descobrirmos que, antes de ser atribuído a Fernando Pessoa em 2020, o texto em questão já foi atribuído a outros autores como Oscar Wilde e Marcos Lara Resende. Pelas nossas buscas, descobrimos que há um autor chamado Sérgio Antunes de Freitas que reivindica ter criado o texto. Há um registro de publicação (o primeiro que vimos) de 2003.

Buscamos mais um pouco e descobrimos um artigo que mostra que a autoria ainda é questionada e não é possível cravar quem é o autor. O texto aponta, ainda, que o texto surgiu na internet por volta dos anos 2000. Ou seja: não é possível cravar quem é o autor, mas é possível cravar que Fernando Pessoa não é o autor em questão.

Resumindo: a história que aponta que Fernando Pessoa é o autor de um texto sobre amizade que viralizou na internet é falsa. O texto em questão começou a circular na internet nos anos 2000 (séculos depois da morte do escritor português) e já teve a autoria erroneamente atribuída a alguns nomes. Fernando Pessoa é só mais um deles.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2Faip9f
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK