Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Fátima Bernardes diz que exposição do Santander deve continuar #boato

Fátima Bernardes diz que exposição do Santander deve continuar #boato

Boato – Fátima Bernardes, em seu programa Encontro, diz que exposição gay tem que continuar, porque é certa, moderna e sadia.

Uma das maiores polêmicas da semana está na exposição “Queermuseu – Cartografias da Diferença na Arte Brasileira”. A mostra estava em cartaz no Santander Cultural, em Porto Alegre, até ser cancelada após uma onda de protestos nas redes sociais.

A Queermuseu, que reunia 270 trabalhos de 85 artistas que abordavam questões de gênero e diversidade sexual, foi acusada de blasfêmia, apologia a zoofilia e pedofilia por grupos políticos e religiosos.

Depois da polêmica da exposição, a internet dá conta de outro “escândalo” (pelo menos segundo quem publicou e compartilhou a história): a apresentadora do Encontro, Fátima Bernardes, teria dito que a exposição tem que continuar porque é certa, moderna e sadia. Leia o que diz a publicação:

Print de notícia falsa de que Fátima Bernardes disse que exposição do Santander tem que continuar
Print de notícia falsa de que Fátima Bernardes disse que exposição do Santander tem que continuar

Fátima Bernardes disse que exposição “gay” do Santander deve continuar?

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Um monte de gente já começou a criticar a apresentadora sem saber se as informações eram verdadeiras. Para essas pessoas temos um recado: a informação não procede. Vamos aos fatos.

Se você acompanha o Boatos.org, já sabe que a Fátima Bernardes é figurinha carimbada no mundo da boataria. Sabe a história da volta do casamento com Bonner ou do câncer? Todas elas são fruto de alguma mente brilhante da internet.

Pois bem, vamos lá! Embora muitos não tenham notado, a história foi publicada em vários blogs conhecidos por espalhar boatos por aí (via de regra, de caráter conservador). Como você deve imaginar, não encontramos em nenhum portal de notícias confiável a suposta declaração da Fátima Bernardes.

Apesar de muitos artistas se manifestaram sobre o encerramento da exposição – alguns a favor, outros contra. Porém, ao contrário do que se imagina, a Fátima Bernardes não fez nenhum comentário sobre o assunto. Fizemos uma busca no arquivo do Programa Encontro e nada foi encontrado (desculpem a redundância).

Outro detalhe que chamou a nossa atenção é o fato de que a notícia cita um outro comentário polêmico da apresentadora. A publicação aponta que Fátima teria anunciado um beijo gay infantil na TV. Só tem um problema: a história também é #boato.

Sendo assim, a história de que Fátima Bernardes disse que exposição gay do Santander tem que continuar é falsa. Até o momento, ela não se pronunciou sobre o assunto e tudo não passa de mais um desses boatos que circulou na internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão do leitor Waldir Coletto e diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.