Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Escritor Ziraldo morre aos 86 anos no Rio de Janeiro #boato

Escritor Ziraldo morre aos 86 anos no Rio de Janeiro #boato

Escritor Ziraldo morre aos 86 anos no Rio de Janeiro, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O escritor Ziraldo Alves Pinto morreu. O criador do Menino Maluquinho acabou de falecer aos 86 anos no Rio de Janeiro.

O que não falta na internet é aquele famoso boato de “morte de celebridade”. Normalmente, esse tipo de informação falsa se espalha em redes sociais por meio de sites caça-cliques ou por perfis que “gostam” de fazer uma pegadinha. No caso de hoje, a história, que envolve o escritor Ziraldo Alves Pinto (mais conhecido como Ziraldo), foi diferente.

A história que apontava que o criador do Menino Maluquinho morreu aos 86 anos se espalhou na internet por meio de postagens em redes sociais, mas se popularizou após ser publicada em um blog hospedado em um site de um jornal do Rio de Janeiro. Leia três versões da história que circula online:

Versão 1: Mais uma mente criativa vai embora. Ziraldo morreu hoje, aos 86 anos! Muita força a família. Adeus menino maluquinho. Versão 2: Morreu agora a pouco, uma das figuras mais criativa de nosso país, Ziraldo, aos 86 anos! Meus sentimentos aos familiares e amigos. Vá em paz menino maluquinho. Versão 3: Morre Ziraldo ao 86 anos. Fotógrafa lamenta a morte do escritor

Escritor Ziraldo morreu aos 86 anos no Rio de Janeiro?

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Muita gente saiu compartilhando e lamentando por aí. Só há um detalhe: assim como em tantos outros casos, a história que aponta que Ziraldo morreu é falsa. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Assim que nos deparamos com a informação, resolvemos fazer o que sempre deve ser feito em caso de notícias de mortes de celebridades. Se você não sabe o que é, confira no vídeo abaixo:

Ao checar a informação no Google descobrimos que a única “fonte confiável” que havia dado a informação era o tal blog. Só um detalhe: no momento em que acessamos a página, a publicação já havia sido deletada. Mais do que isso: além de nenhum outro veículo de mídia ter falado no assunto, alguns desmentiram a morte de Ziraldo. E sabe quem foi a fonte? O próprio escritor.

Por meio do Instagram, Ziraldo tratou de desmentir os boatos de sua morte por meio de uma publicação. “Uma vez Menino Maluquinho sempre Maluquinho. Ziraldo firme e forte! #sabadoemfamilia #ziraldo #ziraldo86”, disse ele na imagem (tirada junto com o seu filho). Confere a imagem aí.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Ziraldo Alves Pinto (@ziraldooficial) em

Resumindo: a história que aponta que o escritor Ziraldo morreu aos 86 anos de idade é falsa. A história pipocou em redes sociais, mas o próprio “morto” veio a público desmentir a fake news. Ou seja: é só mais um boato de morte de alguém famoso que circula online.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.