Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > É falso que embaixador da Hungria disse “recebo quem eu quiser” ao Itamaraty

É falso que embaixador da Hungria disse “recebo quem eu quiser” ao Itamaraty

Embaixador da Hungria disse ao Itamaraty recebo quem eu quiser sobre visita de Bolsonaro, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O embaixador da Hungria Miklos Halmai disse ao Itamaraty “recebo quem eu quiser” sobre visita de Bolsonaro.

Análise

A visita de Bolsonaro, com direito a pouso, à Embaixada da Hungria, tem gerado diversas mensagens polarizadas em redes sociais. Uma delas aponta para uma suposta resposta do embaixador da Hungria.

De acordo com a mensagem que circula na internet, Miklos Halmai teria dado uma resposta mal-educada ao Itamaraty. Ele teria falado “recebo quem eu quiser” sobre a ida de Bolsonaro ao local. Leia a mensagem que está circulando na internet:

Eita coice kkk “Bolsonaro? sim, esteve” “Recebo quem eu quiser” “Reclame na ONU” “Embaixada é território do meu país, entra quem eu quiser e vocês não podem fazer absolutamente nada a respeito”. Miklos Halmai, embaixador da Hungria no Brasil

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Checagem

A mensagem circulou muito na internet (assim como outras sobre a ida de Bolsonaro à Embaixada da Hungria). Por isso, estamos aqui para realizar a checagem do conteúdo respondendo às seguintes questões: 1) É verdade que o embaixador da Hungria deu a tal resposta ao Itamaraty? 2) O que o embaixador da Hungria disse ao Itamaraty? 3) Miklos Halmai deu alguma declaração pública sobre a visita de Bolsonaro?

É verdade que o embaixador da Hungria deu a tal resposta ao Itamaraty?

Não há nenhuma prova disso. Primeiro, porque a tal resposta não foi pública. Segundo, porque a história só circulou em grupos no WhatsApp e perfis em redes sociais. Terceiro, porque uma fala como esta geraria mais mal-estar ainda.

O que o embaixador da Hungria disse ao Itamaraty?

Detalhes não foram passados. Porém, há matérias que falam que não houve nada disso. Ele, de fato, normalizou a estada de Bolsonaro. Porém, não há nada sobre ele ser “mal-educado”.

Miklos Halmai deu alguma declaração pública sobre a visita de Bolsonaro?

Não há qualquer manifestação pública por parte dele. Ou seja: Miklos Halmai não falou nada disso no depoimento e também não falou nada disso publicamente.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que o embaixador da Hungria no Brasil, Miklos Halmai, disse que recebeu o ex-presidente Jair Bolsonaro “porque quis”. Trata-se de uma fala inventada e que não tem lastro na realidade.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).