Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Elton John não escreveu música que diz “você já percebeu o quanto o ser humano é estranho?”

Elton John não escreveu música que diz “você já percebeu o quanto o ser humano é estranho?”

Elton John lançou nova música com letra você já percebeu o quanto o ser humano é estranho, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra bonita canção escrita por Elton John que pergunta “você já percebeu o quanto o ser humano é estranho?”

  Análise

Todos os dias nos deparamos com histórias curiosas ou textos incríveis na internet. São imagens que impressionam ou relatos que abalam o emocional de qualquer internauta. Porém, nem tudo o que se vê na internet é verdade.

Exemplo disso é a história de hoje. De acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, o cantor Elton John teria escrito a música “você já percebeu o quanto o ser humano é estranho?”. Segundo a publicação, a letra da música seria uma reflexão sobre os comportamentos do ser humano em relação uns aos outros durante a vida e a morte. Confira:

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

Versão 1: “ Morreria hoje e não saberia a tradução dessa linda música de Elton John. A mais pura verdade sobre os comportamentos dos seres humanos”. Versão 2: “Boa Noite Prestem atenção na letra da música de E…”.

Legenda: “Você já percebeu o quanto o ser humano é estranho? Pare para pensar, o ser humano briga com os vivos, mas leva flores para os mortos. Lançam os vivos ao nada… Mas pede um bom lugar aos mortos. Se afasta das pessoas quando essas estão vivas, mas quando essas mesmas morrem, se agarram desesperados nas lembranças, dos momentos que passaram ao lado dela… Pois é, o ser humano é estranho, o ser humano fica anos sem conversar com um vivo, mas se  desculpa e faz até homenagem quando este morre. Não tem tempo para visitar quando a pessoa está viva, mas tem tempo, até o dia todo ir, e fica no funeral desta pessoa. Critica, fala mal, ofenda quando a pessoa está viva, mas o santifica quando ela morre.

Não liga, não abraça, não se importa com os vivos, mas se auto flagela quando estes morrem. Aos olhos cegos dos homens o valor do ser humano está na sua morte e não na sua vida. E sabe qual é a explicação para tudo isso? Os mortos recebem mais atenção, mais carinho, passam a ser notados, recebem mais flores, porque o remorso é e sempre foi mais forte de que a gratidão. É bom repensarmos sobre isso enquanto estamos vivos… A vida é um sopro. Hoje estamos vivos, amanhã podemos não estar mais… Então, valorize quem você ama, não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje! Ame, perdoe, seja feliz ao lado da sua família, dos seus amigos… Pare de criar confusão por coisas tão pequenas. Se lembre que a vida é um sopro. Antes de homenagear quem já morreu, aprenda a valorizar quem ainda está vivo. Porque depois que a pessoa vai embora, até os seus defeitos vira saudades… Lembre-se: o maior presente que você pode dar a alguém é o seu tempo, a sua atenção, o seu amor, o seu carinho, o seu interesse. Faça isso antes que seja tarde demais… Comente. Boa noite!”. 

A história viralizou nas redes sociais, em especial, no Facebook e tocou muitas pessoas, principalmente, com a passagem do Dia de Finados. Apesar disso, a história apresenta diversas características de fake news na internet, como o caráter vago, alarmista, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto.

A partir daí, em três perguntas vamos te responder o motivo para não acreditar nessa história: 1) Elton John lançou uma nova música? 2) Qual é a música que Elton John canta no vídeo? 3) A letra de Skyline Pigeon é a mostrada na legenda?

Checagem

Elton John lançou uma nova música?

Não. O último álbum do cantor britânico foi o The Lockdown Sessions, em 2021, um compilado de colaborações com diversos outros cantores, como Stevie Wonder, Dua Lipa e Gorillaz. Das 16 faixas, 10 foram inéditas. Atualmente, Elton John apenas está participando de colaborações com outros artistas. Em 2022, por exemplo, o cantor lançou uma música junto à princesa do pop Britney Spears. Já a música que aparece na história de hoje não é nova.

Qual é a música que Elton John canta no vídeo?

A canção que aparece no vídeo de hoje é a Skyline Pigeon. A música faz parte do primeiro álbum de Elton John, Empty Sky, lançado em 1969. A canção fala sobre um pombo que sonha com a liberdade, o fim da vida na gaiola e o momento em que vai poder bater as asas novamente.

O vídeo que foi usado na história de hoje é a gravação de um show de Elton John no Brasil. O show foi feito no Allian Parque, em São Paulo (SP), no dia 6 de abril de 2017 e o trecho que aparece no vídeo de hoje foi disponibilizado no canal oficial do cantor Elton John, no YouTube.

A letra de Skyline Pigeon é a mostrada na legenda?

Não. Como mencionamos anteriormente, a letra de Skyline Pigeon fala sobre um pombo, sobre a prisão da gaiola e o sonho da liberdade (que podem ser aplicados na vida real, sobre como algumas situações da vida nos fazem abandonar nossos sonhos e nos colocam em espécies de gaiolas, onde nos sentimos presos e solitários).

Me solte das suas mãos Me deixe voar para terras distantes Sobre campos verdes, árvores e montanhas Flores e fontes das florestas Para uma casa ao longo das rotas do horizonte Porque este quarto escuro e solitário Projeta uma sombra lançada na melancolia E meus olhos são espelhos Do mundo lá fora Imaginando nas maneiras Que o vento pode virar a maré E estas sombras se transformem De roxo para cinza Para apenas um pombo no horizonte Sonhando com a liberdade Esperando pelo dia Em que ele possa abrir suas asas E voar para longe novamente Voe para longe, pombo no horizonte, voe Em direção aos sonhos Que você há muito tempo deixou para trás Voe para longe, pombo no horizonte, voe Em direção aos sonhos Que você há muito tempo deixou para trás

Como é possível ver, a letra da música não tem nada a ver com o texto que aparece no vídeo de hoje. Por falar nele, não encontramos a autoria. Descobrimos que ele circula na internet, pelo menos, desde 2016 e já foi atribuído a diversas pessoas, como o Papa Francisco e um pastor brasileiro. Porém, não encontramos elementos que pudessem provar a autoria do texto.

Conclusão

Fake news ❌

Elton John não escreveu música que diz “você já percebeu o quanto o ser humano é estranho?”. A música usada no vídeo trata-se de Skyline Pigeon, lançada em 1969 pelo cantor britânico. Porém, a letra da canção não fala sobre o ser humano ser estranho ou faz críticas sobre o modo como as pessoas se relacionam na vida e na morte. A canção fala sobre um pombo preso em uma gaiola que sonha com a liberdade e em bater as asas novamente. A música é uma metáfora sobre como as pessoas acabam deixando de lado seus sonhos por causa de situações da vida e, por conta disso, acabam aprisionados, tristes e solitários. O texto usado na história de hoje circula na internet, pelo menos, desde 2016 e já foi atribuído, erroneamente, a outras pessoas, como o Papa Francisco e um pastor brasileiro. Entretanto, não conseguimos encontrar elementos que pudessem confirmar a autoria do texto.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)