Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Domínio Público (www.dominiopublico.gov.br) vai ser desativado por falta de acessos #boato

Domínio Público (www.dominiopublico.gov.br) vai ser desativado por falta de acessos #boato

Domínio Público (www.dominiopublico.gov.br) vai ser desativado por falta de acessos, diz boato (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Boato – Biblioteca digital gratuita Domínio Público (www.dominiopublico.gov.br) vai ser desativada por falta de acessos.

Que a internet é terreno vasto para termos acessos a informações úteis, muita gente já sabe. Muitos também sabem que a web é campo fértil para fake news. E, por incrível que pareça, hoje uma fake news está ajudando a divulgar uma informação útil.

Uma grande mensagem que está se espalhando no WhatsApp aponta que a biblioteca digital gratuita Domínio Público (hospedado no site www.dominiopublico.gov.br) seria desativada “por falta de acessos”. O texto também recomenda algumas obras hospedadas lá e pede o compartilhamento. Leia a mensagem que circula online:

Confira o desmentido em vídeo

Biblioteca digital gratuita Aos meus amigos e amantes da cultura . Com um grande abraço e o pedido no sentido de encaminharem para um significativo número de amigos e amigas, sob pena de, por inércia, se perder um interessante site de consulta cultural. Andem lá. Cada um encaminha para 20 a 25 destinatários e em breve contribuiremos para o reforço da existência do site. Já que o ensino se está a tornar pago, aproveitemos o que ainda é gratuito! Uma bela biblioteca digital, desenvolvida em software livre, mas que está prestes a ser desactivada por falta de acessos.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Imaginem um lugar onde você pode gratuitamente: ·Ver as grandes pinturas de Leonardo Da Vinci; ·Escutar músicas em MP3 de alta qualidade; ·Ler poesia de Fernando Pessoa ·Ler obras de Machado de Assis ou a Divina Comédia; ·Ter acesso às melhores histórias infantis e vídeos da TV ESCOLA ·E muito mais… Esse lugar existe! O Ministério da Educação disponibiliza tudo isso, bastando acessar o site: www.dominiopublico.gov.br

Só de literatura portuguesa são 732 obras! Estamos em vias de perder tudo isso, pois vão desactivar o projecto por desuso, já que o número de acesso é muito pequeno. Vamos tentar reverter esta situação, divulgando e incentivando amigos, parentes e conhecidos, a utilizarem essa fantástica ferramenta de disseminação da cultura e do gosto pela leitura. Divulgue para o máximo de pessoas!

Domínio Público (www.dominiopublico.gov.br) vai ser desativado por falta de acessos?

A recomendação e a ameaça de que a biblioteca seria fechada fez com que a mensagem se espalhasse muito na internet. Se você está preocupado, temos uma notícia boa: não é verdade que o site das obras que estão em Domínio Público será fechado. Na realidade, trata-se de uma fake news que circula há anos na internet.

Em 2016, o Boatos.org desmentiu um texto muito parecido com esse que está circulando em 2020. Na época, explicamos que o próprio Ministério da Educação já havia desmentido a notícia falsa. Leia o que foi escrito [com adaptações]:

Pois bem, como se não bastasse a evasão das pessoas em espaços culturais físicos, isso também está acontecendo na web, que absurdo! Sim, é mesmo, porque é mentira. Esse alerta é antigo, circula na internet há pelo menos oito anos e já foi até desmentido pelo Ministério da Educação. Leia:

Não, o Portal Domínio Público não vai acabar. Há vários anos, há uma mensagem encaminhada pela rede internacional de computadores informando que o Portal Domínio Público será retirado do ar por falta de acessos. Essa é uma dupla inverdade: essa mensagem é apenas um hoax, uma lenda urbana que circula pela internet. O Portal Domínio Público nunca teve o risco de ser tirado do ar e sempre foi um sítio bastante acessado.

De tanto que se propaga com frequência, a assessoria do Ministério da Educação se posicionou sobre essa história e tem publicado em seu site uma nota informativa sobre o assunto. Respondendo à pergunta, ‘O Domínio Público vai acabar?’, o texto esclarece que não há risco de que isso aconteça e que as informações sobre falta de acesso sequer são procedentes. Só em 2010, o portal recebeu 7 milhões de acessos, informam.

A quantidade de obras disponível na biblioteca online também não condiz com a realidade. Quando publicado o esclarecimento (em 2011), o portal já contava com 180 mil objetos disponíveis [o número deve estar ainda maior].

Resumindo: a história que aponta que o site Domínio Público (www.dominiopublico.gov.br) vai ser desativado por falta de acesso é falsa. Não passa de um boato desmentido em 2016 que voltou a circular em 2020.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99458-8494.

– Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
– Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
– Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
– Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
– Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2XrGSBD
– Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
Marcações: