Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Disney não vai fazer filme com cidades de São Paulo; imagens foram criadas com IA

Disney não vai fazer filme com cidades de São Paulo; imagens foram criadas com IA

Disney criou filme com cidades de São Paulo como cenário, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Disney vai estrear filme mostrando pontos turísticos de diversas cidades de São Paulo. 

  Análise

Na última semana, uma trend (um conteúdo que ganha popularidade durante um determinado período nas redes sociais) chamou a intenção dos internautas. Por meio da Inteligência Artificial (IA), pessoas estão criando imagens no estilo dos filmes Disney/Pixar.

E em meio à animação, uma história começou a ser compartilhada nas redes sociais. De acordo com a história, a Disney criou um filme onde mostra cidades de São Paulo. Segundo a publicação, imagens de pontos turísticos em Taubaté, Jundiaí, Analândia, Campos do Jordão, Marília, Cunha, Caconde, Barretos, Guarulhos, Ourinhos, Araçatuba, Itu, Pirassununga, São Pedro e São Bernardo do Campo iriam estrelar o novo filme da Disney. Ainda segundo a história, a prova seria um vídeo que está circulando na internet e mostraria imagens das cidades paulistas. Confira:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 1: “Olha q lindo gente. Cidades de São Paulo num filme da Disney… Boa noite!”. Versão 2: “As cidades de São Paulo em um filme da Disney. Recebi pelo WhatsApp. Tenhamos fé no bem apesar deste mundo lotado de crueldade. A vida só tem sentido porque o Bem existe. Boa noite seguimores!”. Versão 3: “Veja que vídeo bacana feito pela Disney. Acredito que São Paulo é quem mais manda turistas pra Disney. Não deixa de ser uma homenagem. Personagens da Disney, nas cidades do interior de São Paulo”.

Não demorou muito para a história vitalizar nas redes sociais, em especial no X (antigo Twitter) e no Facebook e deixas muitos paulistas animados. Entretanto, a história de hoje apresenta algumas características de fake news na internet que nos deixaram com um pé atrás, como o caráter vago, alarmista, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto na mídia especializada (que, com certeza, já teria noticiado o furo).

A partir daí, vamos responder em três perguntas se essa história é digna de confiança ou não: 1) A Disney vai fazer um filme sobre as cidades de São Paulo? 2) Qual a origem do vídeo que mostra as cidades de São Paulo sobre filmes da Disney? 3) Como ele conseguiu fazer esse trabalho?

Checagem

A Disney vai fazer um filme sobre as cidades de São Paulo?

Não. O vídeo não tem nada a ver com o novo filme da Disney ou da Pixar. Na realidade, as imagens fazem parte de uma trend (um conteúdo que ganha visibilidade durante um período de tempo nas redes sociais). Elas foram criadas, mas não pela Disney.

Qual a origem do vídeo que mostra as cidades de São Paulo sobre filmes da Disney?

A brincadeira “e se São Paulo fosse um filme da Disney/Pixar?” começou com o artista e especialista em marketing, Leandro L., paulistano de 41 anos. Leandro criou imagens com Inteligência Artificial (IA) de pontos turísticos e conhecidos da capital São Paulo. Ele compartilhou os resultados em sua página no Instagram, a IA Reality Illusions, para participar da trend mundial e mostrar como seria você, seu bairro ou sua cidade se fosse retratado por um filme da Disney/Pixar.

Não demorou muito para a trend se espalhar e diversas pessoas começarem a compartilhar seus resultados. No Brasil, muitas equipes de comunicação de prefeituras também resolveram entrar na brincadeira e criaram imagens impressionantes de suas cidades. Desde o dia 25 de outubro de 2023, a página São Paulo Interior publicou no Tik Tok alguns vídeos mostrando cidades de São Paulo como se estivessem em um filme da Disney. No total, são três vídeos que mostram cidades paulistas.

Como ele conseguiu fazer esse trabalho?

As imagens foram criadas a partir de uma plataforma da Microsoft. Ela utiliza a tecnologia DALL-E 3, um sistema da OpenAI (a dona do ChatGPT), que utiliza inteligência artificial para criar desenhos. O sistema criar “robôs desenhistas”, responsáveis por fazer as ilustrações.

Conclusão

Fake news ❌

A Disney não vai fazer um filme com cidades de São Paulo como cenário. Os vídeos que estão circulando nas redes sociais foram criados pela página São Paulo Interior. No total, são três vídeos que mostram cidades de São Paulo como se fossem desenhos da Disney/Pixar. As ilustrações foram feitas por meio de um serviço da Microsoft, que utiliza a tecnologia DALL-E 3, um sistema da OpenAI (dona do ChatGPT). A partir dessa tecnologia e da inteligência artificial, “robôs desenhistas” conseguem criar imagens.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)