Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > É fato que Hino Nacional foi interpretado em vídeo, mas cantor não se chama “David Carbono” e há erros na mensagem

É fato que Hino Nacional foi interpretado em vídeo, mas cantor não se chama “David Carbono” e há erros na mensagem

Italiano David Carbono cantou Hino Nacional do Brasil que é proibido nas escolas, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O italiano David Carbono cantou o Hino Nacional do Brasil enquanto a música é proibida nas escolas.

  Análise

Tem circulado na internet uma mensagem que aponta para duas coisas. A primeira é uma apresentação “incrível” que estaria ocorrendo em um show. A segunda é uma denúncia sobre algo que poderia ocorrer em escolas.

No vídeo, um homem com um sotaque estrangeiro interpreta o Hino Nacional Brasileiro durante um show. A mensagem que a acompanha aponta que a pessoa seria David Carbono, integrante da equipe de Andrea Bocelli. Ele seria italiano e seria um “exemplo” já que a música teria sido proibida em escolas do Brasil. Leia algumas das mensagens que estão circulando por aí:

Versão 1: Ain, voce nem ouviu a Ludmilha cantando (destruindo) o hino nacional ? – NÃO!!! Eu ouvi o David Carbono, italiano, membro da equipe do Andréa Bocelli. Serve ? Versão 2: *NÃO há como não se emocionar, arrepiar se! “não fugiremos à luta”*. Não se pode mais cantar, Hino Nacional nas escolas! PATRIOTAS são terroristas! De repente, um jovem, David Carbono, sobe ao palco, mão ao peito, como BOLSONARO, e começa a cantar,equipe de Andréa Bocelli.

Vídeo: é falso que Lula parou doações em Lajeado e Encantado destruiu donativos

Versão 3: Nosso maravilhoso Hino Nacional cantado por um italiano David Carbono da equipe do Andrea Boccelli!!! Levanta Brasil!!! Versão 4: Não deixam os brasileiros cantarem o Hino Nacional nas escolas, eis que de repente, um homem sobe em um palco na Europa. Ele é um jovem italiano da Umbria e começa a cantar o hino mais bonito do mundo e coloca a mão no peito.
Ele é David Carbono, da equipe de Andréa Bocelli.

Checagem

O vídeo se espalhou tanto que se fez necessário alguns esclarecimentos a respeito dele. Por isso, vamos responder às nossas tradicionais “três questões” na parte da checagem. A primeira é se o vídeo mostra David Carbono, italiano da equipe de Andrea Bocelli, cantando o Hino Nacional. A segunda é em qual ocasião o vídeo atribuído a David Carbono foi gravado. A terceira é se o Hino Nacional Brasileiro foi proibido nas escolas do Brasil.

O vídeo mostra David Carbono, italiano da equipe de Andrea Bocelli, cantando o Hino Nacional?

A mensagem mistura erros e acertos. De informações corretas, temos o fato de que o Hino Nacional foi cantado por um integrante da equipe de Andrea Bocelli antes de um show. De errado, há os créditos: para começar, o nome dele é Davide Carbone.

Em qual ocasião o vídeo atribuído a David Carbono foi gravado?

O Hino Nacional Brasileiro foi interpretado pelo tenor Davide Carbone (e não David Carbono) antes de um show de Andrea Bocelli. Há registros que apontam que isso ocorreu no ano de 2012, mas não há certeza disso.

O Hino Nacional Brasileiro foi proibido nas escolas do Brasil?

Está aí mais um ponto errado na história. Não há qualquer informação em fonte confiável que aponte que o Hino Nacional brasileiro tenha sido proibido nas escolas do país. Trata-se de uma informação retirada “do nada” e colocada nas mensagens em questão.

Conclusão

Real com erros 🤔

É fato que uma pessoa cantou o Hino Nacional antes do show de Andrea Bocelli. Porém, o nome de Davide Carbone está errado e é falso que o Hino Nacional tenha sido “proibido” em escolas do Brasil.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)