Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Cortella escreve texto “tu vai andando com a tua xícara de café” #boato

Cortella escreve texto “tu vai andando com a tua xícara de café” #boato

Cortella escreve texto “tu vai andando com a tua xícara de café”, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O filósofo Mário Sérgio Cortella escreveu texto sobre o “sacode da vida” que começa com a frase “tu vais andando com a tua xícara de café…”.

O ano de 2021 chegou e, com ele, muitas pessoas renovaram a esperança em um ano melhor (até porque se for pior do que 2020…). Em meio a isso, está circulando na internet um texto que vê o “lado positivo” dos “sacodes da vida” e está sendo atribuído ao filósofo Mário Sérgio Cortella.

O texto começa com uma analogia com uma “xícara de café” derrubada. Depois disso, aponta que a “vida vai derrubar o que você tiver na xícara” e que isso “ajuda a mostrar o que existe no seu interior. Leia o texto que circula online:

Por Mário Sérgio Cortella: “Tu vais andando com a tua xícara de café… E de repente alguém te empurra fazendo com que tu derrames café por todo o lado. Por que tu derramaste o café? Porque alguém me empurrou! Resposta errada! Derramaste o café porque tu tinhas café na caneca. Se tu tivesse chá… Tu terias derramado chá. O que tu tiveres na xícara é o que vai se derramar. Portanto… Quando a vida te sacode o que tiveres dentro de ti… Tu vais derramar.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Tu podes ir pela vida fingindo que a tua caneca é cheia de virtudes, mas quando a vida te empurrar, tu vais derramar o que na verdade existir no teu interior. Sempre sai a verdade à luz. Então, terás que perguntar a si mesmo. O que há na minha caneca? Quando a vida ficar difícil… O que eu vou derramar? Alegria… Agradecimento… Paz… Bondade… Humildade? Ou raiva… Amargura… Palavras ou reações duras?

Tu escolhes! Agora… Trabalha em encher a tua caneca com gratidão… Perdão… Alegria… Palavras positivas e amáveis… Generosidade… E amor para os outros. O que estiver na tua caneca, tu és o responsável. E olha que a vida sacode. Às vezes sacode forte. Sacode mais vezes do que podemos imaginar…”

Cortella escreveu texto “tu vai andando com a tua xícara de café”?

A tal mensagem “de esperança” (ou de seja lá o que for) se espalhou em muitas timelines de redes sociais afora e em grupos no WhatsApp. Não vamos entrar no mérito da qualidade do texto, mas temos que falar uma coisa: a mensagem em questão não foi escrita pelo filósofo Mário Sérgio Cortella.

O histórico desse tipo de fake news já nos deixa desconfiados. Não é difícil ver textos falsamente atribuídos a pessoas famosas. Só com a “assinatura de Cortella” já desmentimos dois textos. Um deles falava sobre “atirar a primeira pedra” (defendendo Bolsonaro das críticas pelos erros na pandemia). Outro falava sobre Lula (o criticando após a delação de Palocci).

Assim como nos outros casos, o texto do “café” surgiu anônimo na internet (vimos versões de 2017) para, apenas recentemente, ser atribuído a Mário Sérgio Cortella (e, posteriormente, viralizar). A prova disso está na própria página oficial do filósofo no Facebook.

No dia 31 de dezembro de 2020, ele publicou a seguinte mensagem: “Circula nas redes um texto sobre “Tu vais andando com tua xícara de café e etc…” como se fosse de minha autoria. NÃO É. MS CORTELLA”. Ou seja: além de não encontrarmos o texto em questão nos perfis oficiais dele, achamos um desmentido.

Resumindo: a história que aponta que o filósofo Mário Sérgio Cortella escreveu um texto falando sobre “sacodes da vida” e que começa com “tu vai andando com a tua xícara de café” é falsa. Não passa de mais um texto falsamente atribuído a um famoso que viralizou na internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99458-8494.

– Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
– Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
– Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
– Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
– Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2XrGSBD
– Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK