Clint Eastwood morreu aos 89 anos após ataque cardíaco #boato

Boato – O ator norte-americano Clint Eastwood morreu aos 89 anos após um ataque cardíaco durante filmagens de um comercial.

Quem acompanha o Boatos.org sabe que notícias falsas sobre mortes de celebridades são comuns na internet (ainda mais que, nos últimos tempos, algumas dessas fake news serviram como isca para golpes). O que nem todos sabem é que este tipo de boato não é exclusividade do Brasil. A prova disso está na história de hoje.

De acordo com mensagens que circularam online (em português, inglês e espanhol) e um vídeo viral, o ator norte-americano Clint Eastwood morreu aos 89 anos de idade após sofrer um ataque cardíaco durante gravação de um comercial. “Clint Eastwood morreu aos 89 anos de ataque cardíaco durante as filmagens de um comercial de televisão”, diz uma das mensagens.

Clint Eastwood morreu aos 89 anos após ataque cardíaco?

Muita gente caiu na história (mais em Portugal do que no Brasil) e ficou se lamentando por causa da morte do ator. Mas será mesmo que Clint Eastwood morreu aos 89 anos após ataque cardíaco? A resposta é não. Calma aí que a explica tudo para vocês.

Na realidade, não há muito o que falar. Em se tratando de uma figura mundialmente famosa como Clint Eastwood, a notícia da morte causaria impacto e se tornaria notícia. Porém, ao buscar por informações sobre o assunto, nada encontramos.

O máximo que achamos foram desmentidos sobre o assunto. Após o vídeo “RIP Clint Eastwood” e as mensagens viralizarem, a história foi desmentida em diversos países. O The Independent (do Reino Unido) apontou que se trata da “segunda vez que ele morre”. Nos EUA, a história também foi desmentida. Assim como no México e em Portugal.

Vale dizer que temos uma “recomendação básica” para quem vir a “notícia” da morte de uma celebridade em redes sociais. Antes de sair compartilhando por aí, verifique se ela é verdadeira. O vídeo abaixo reforça o toque:

Resumindo: a história que aponta que o ator Clint Eastwood morreu aos 89 anos de idade por causa de um ataque cardíaco é falsa. Não passa de mais um boato de morte que circula online. Não o primeiro sobre ele.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)