Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Não há provas de que frase que começa com “saber dizer é uma arte tremenda” seja de Clarice Lispector

Não há provas de que frase que começa com “saber dizer é uma arte tremenda” seja de Clarice Lispector

Clarice Lispector escreveu frase que começa com saber dizer é uma arte tremenda, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Clarice Lispector escreveu frase “Saber dizer é uma arte tremenda. Saber quando dizer é uma arte extraordinária. Saber NÃO dizer, não raro, é a arte das artes”.

Análise

Já há alguns anos, uma frase atribuída à escritora Clarice Lispector é citada em redes sociais. Em tempos de muitas postagens, a frase fala sobre “saber não dizer”.

Vimos a mesma versão da história em posts no Facebook, Twitter, Instagram e outras redes sociais (muito provavelmente, era um sucesso no Orkut também). Leia a mensagem que circula online:

“Saber dizer é uma arte tremenda. Saber quando dizer é uma arte extraordinária. Saber NÃO dizer, não raro, é a arte das artes. ” (Clarice Lispector)

Vídeo: não é verdade que borra de café seja a melhor solução mosquito da dengue

Checagem

Assim como com tantas outras frases, aqui estamos para checar a informação. Para tanto, vamos responder às seguintes questões: 1) A frase que começa com “saber dizer é uma arte tremenda” é de Clarice Lispector? 2) Quem é o autor da frase atribuída a Clarice Lispector? 3) A frase que fala sobre “saber dizer” faz sentido?

A frase que começa com “saber dizer é uma arte tremenda” é de Clarice Lispector?

Não há nenhuma comprovação disso. Se você não sabe, a escritora nascida na Ucrânia e radicada no Brasil morreu em 1977. Ou seja: se a frase em questão estivesse no rol de suas autorias poderia ser encontrada em livros ou conteúdos de memória (como por exemplo, nesta lista). Porém, nada se encontra além das publicações em redes sociais atribuída a ela.

Quem é o autor da frase atribuída a Clarice Lispector?

Este é um ponto que denota a farsa. Encontramos diversas publicações anônimas com a mesma frase. Ou seja: se trata, muito provavelmente, de um conteúdo anônimo que ganhou a autoria de alguém famoso para viralizar.

A frase que fala sobre “saber dizer” faz sentido?

Até faz. Em tempos nos quais muita gente quer falar e pouca gente quer ouvir, a frase faz muito sentido. Seria ótimo, inclusive, para quem compartilhou a frase “saber falar” com a autoria certa.

Conclusão

Boato sem comprovação 👎

Pela falta de registros em fontes confiáveis relacionadas a Clarice Lispector, podemos dizer que a atribuição de autoria em questão não passa de um boato sem comprovação que insiste em circular. Não será o primeiro nem o último.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)