Chico Buarque compra músicas e publica como se fossem suas #boato

Boato – Vídeo mostra cantor Chico Buarque admitindo que comprou diversas músicas e que estaria negociando canções de um árabe chamado Ahmed.

A defesa pública do governo por parte de Chico Buarque tem feito o cantor ficar na “mira de tiro” da internet. Enquanto fãs do cantor o defendem como “um símbolo contra o golpe”, detratores apontam que ele é uma enganação.

Chico Buarque compra músicas, diz boato
Chico Buarque compra músicas, diz boato

Uma das histórias contra Chico que tem circulado online dá conta que ele não é o compositor de suas canções. Na realidade, ele compra músicas de outros compositores. A prova de tudo isso seria um vídeo que ele diz que a última música comprada pertence a um tal de Ahmed. Leia texto e assista ao vídeo:

Chico Buarque explicando como compra músicas e publica como se fossem de sua autoria. Compartilhem!!!   

Assista ao vídeo que circula online:

A denúncia fez com que a mensagem, compartilhada pela Página “Faca na Caveira”, viralizasse. Mas será mesmo que Chico Buarque compra as músicas e coloca o nome dele como compositor? A resposta é não.

Para começar, a história não tem muita lógica por si só. Vai que Chico comprasse as músicas atualmente. Mas como ele fez quando era um desconhecido? Será que tinha cacife para comprar as canções? Vale lembrar que na época da Ditadura, ele não era muito bem quisto pelo governo. Ou seja, não teria uma “proteção oficial”.

Aí você pergunta: mas e o vídeo, ele não deixa claro o que Chico falou? Sim, deixa. Mas só tem um detalhe: ele não passa de uma brincadeira do cantor contida no DVD Desconstrução, lançado em 2006. A faixa “Ahmed – A Máfia da Composição” é a quarta do DVD. Esta matéria da Folha na época cita a brincadeira.

Sendo assim, não temos mais nada a dizer do que é boato. Chico Buarque não compra músicas. Toda a encenação dele não passou de uma brincadeira que foi, inclusive, colocada em um DVD. Balela.

PS.: Esse artigo foi uma sugestão da leitora Juliana Macedo. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.

Compartilhe este artigo:

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

33 comentários em “Chico Buarque compra músicas e publica como se fossem suas #boato

  • 28/11/2018 em 08:58
    Permalink

    Minha gente, em primeiro lugar, Chico jamais comprometeria sua biografia em frente das câmeras. Se fosse verdade, ficaria guardado esse segredo com ele. Ele seria um idiota em desconstruir de fato, sua história. Não é a toa que o título da faixa é “Desconstrução”. Segundo, que neste país qualquer pessoa de de esquerda é considerado criminoso. Já tentaram desconstruir Mandela, Paulo Freire… Quem deve estar na fila é Martin Luther King, Dom Elder Câmara, e quem sabe, os discípulos de Jesus, os”Zelotes”, que eram revolucionários e lutaram contra o domínio de Roma. É duro!

    Resposta
  • 27/11/2018 em 18:31
    Permalink

    Ele, o Chico Buarque, falou e falou bem claro! Não dá pra dizer, agora, que foi “brincadeirinha”. Não cola, malandro!

    Resposta
  • 26/11/2018 em 13:03
    Permalink

    Ah tá. Foi uma brincadeira,né? Me engana que eu gosto.

    Resposta
  • 23/11/2018 em 20:04
    Permalink

    O Boatos. org um dia teve credibilidade. Hoje não passa de boato mesmo. Tendenciosos conforme a notícia, mentirosos conforme a ocasião. Eram fonte de referência, hoje são apenas um site falastrão.

    Resposta
  • 23/11/2018 em 06:54
    Permalink

    Hmmm…não convenceu este desmentido do Boatos.org. Apenas desmentiu… Vcs estão tendenciosos! Até posso concordar que não tinha cacife quando era desconhecido, essa a única “argumentação” tentada pelo site pra salvar a pele dele, e só…. mas o próprio Chico não se refere ao tempo que era desconhecido. Então, mesmo nessa hipótese pode se aplicar – ele mesmo declara – quando não era “desconhecido”. E vamos combinar, a fase de desconhecido já é bem pequena em relação a de “sucesso”. Não é? Então, Boatos, bola fora de vcs …

    Resposta
  • 21/11/2018 em 19:46
    Permalink

    Boatos.org eu tinha um apreço maior por vcs. Mas não é a primeira vez que desconfio de uma certa parcialidade de vcs a favor da esquerda. Desconfiei a primeira vez quando “boatizaram” um benefício a estudantes não divulgado que minha filha faz uso. Agora essa de tentar dizer que foi uma brincadeira do Chico, putz grila, viu? Pra ver nisso preciso ver uma prova mais contundente que o próprio vídeo onde ele se declara farsante.

    Resposta
    • 26/11/2018 em 06:16
      Permalink

      Eu também desconfio das “verdades absolutas” deste site. Se o Roberto Carlos compra músicas, por que o Chico não compraria?

      Resposta
  • 21/11/2018 em 16:59
    Permalink

    Decepcionada!!! Uma brincadeira, de mal gosto, como é do feitio dele! Me admira o respeito para com o público que o aplaude!
    E o #boatos ainda dá crédito, desmentindo o fato, simplesmente acreditando na falta de palavra dele???
    Eu achava que para um fato ser considerado boato houvesse uma pesquisa mais séria, e não simplesmente através de um desmentido!!!!!!

    Resposta
  • 19/11/2018 em 14:52
    Permalink

    Levo fé no que Chico falou…

    Resposta
  • 12/03/2017 em 10:29
    Permalink

    Chico Farsa, o cara que defende ladroes da esquerda caviar, que não abre mão nem da verba da Lei Rouanet, agora mostraram que além de não saber cantar tb não sabe compor?! Kkkk
    Tadinho, foi aliviar as tensões tomando um chá em Paris, afinal a coisa aqui tá preta e ele prefere sofrer em francês.

    Resposta
  • 05/01/2017 em 04:39
    Permalink

    O povo que está postando um monte de asneiras,mal leem as notícias. Verdadeiros alienados. Esses que odeiam o Chico, e se comprazem em serem medíocres,vão morrer medíocres. Enquanto todos comemoram, e dizem que a máscara do nosso grande compositor caiu,mal sabem o quanto ele está rindo. Esse povo é tão burro,mais tão burro,que não pensa, que o Chico Buarque seria tapado em revelar qualquer coisa que o comprometesse! Nem perceberam no título Desconstrução, no DVD a ser lançado. (Ah,esses infelizes sabem de alguma coisa?!) Certamente,esse time de imbecis, são aqueles que assistem TV Fama e programa da Sonia Abraão.

    Resposta
    • 14/11/2018 em 13:45
      Permalink

      Cara, o imbecil aqui é você e sua raça de esquerdo patas.
      O cara é um crítico da burguesia e sempre morou no Leblon e Paris.
      Cambada de comunista de araque, só interesse.

      Resposta
    • 26/11/2018 em 02:58
      Permalink

      Assista o making off do dvd Cariocas e verá o próprio e seu arranjador dizendo claramente que comprava músicas.

      Resposta
  • 19/10/2016 em 12:13
    Permalink

    hum… nada como jogar uma fumaça quando se está na mira… muitos acusados de ações ilícitas ou imorais, acabam por usar táticas diversionistas… não seria interessante se, uma vez acusado de uma licitude (nada te impede de comprar uma música, por exemplo) “imoral”, que vai te desmascarar, pois vai provar ser uma coisa que vc não é, e que ficou famosos justamente por ser…(que confusão, rsrsrs) produzir um video, em tom jocoso, irônico, antecipando-se ao estouro, falando de sí próprio como uma farsa? então, depois que este video, mesmo inserido em algo sério como num produto de venda, viraliza…muitos vão dizer: “isso é boato! o próprio artista brincou com isso num material oficial dele!”… :)

    Resposta
  • 01/05/2016 em 09:45
    Permalink

    …finalmente a mascara vai caindo aos poucos…que fim de carreira!

    Resposta
    • 11/07/2016 em 17:27
      Permalink

      Hã??? Você não leu o texto não, só leu a manchete?
      Não sei se você está brincando, igual ao vídeo de Chico…ou se a sua ficha ainda não caiu, e sua carreira como bom entendedor, ainda não começou!

      Resposta
    • 06/01/2017 em 21:31
      Permalink

      Flávio,que máscara? Vai se informar melhor! Você lê antes de sair por aí postando coisas? Referente a esse caso, do Chico comprar letras de músicas…puts!!!!!!!!!!!!!!! Sabe qual é a do Zé povinho e da Revista Veja? Falta de assunto, inveja e alienação total. E se o papo for relacionado a política, problema do Chico Buarque,teu e dos que só abrem a boca pra criticar. Por que não encontram a solução? O povo brasileiro, agradece! Mas,nada de batuque em panelas,quebra-quebra ou assuntos que não levam a nada. Já deu! Já era! Enquanto a coisa está braba no país,vocês estão preocupados com o que esse ou aquele artista fala! Pelo amor de Deus!!!!!!!!!!!!!!! Vamos pensar grande!

      Resposta
  • 28/04/2016 em 00:17
    Permalink

    É muita ignorância cultural neste país! Continuem cegos e curtam o Wesley Safadão e cia. Melhor pra manter a burrice coletiva.

    Resposta
  • 16/04/2016 em 20:59
    Permalink

    Não acredito. Será que alguém é tão idiota de gerar provas contra si mesmo? Será que ele comprou mais de 700 (setecentas) músicas de sua obra? Se comprou, comprou todas as músicas? Onde estão esses geniais compositores? Se ele comprou as músicas ele não compraria também esse vídeo que depõe contra toda sua obra? E por que só agora, quando ele toma uma posição política, esse vídeo apareceu? Há algo estranho nessa história. De qualquer forma, se ele comprou ou não, continuo sendo fã de suas músicas. São todas muito boas. Geniais. E gostaria muito de assistir a um show com todos os compositores dessas músicas. Devem ser excelentes artistas. Dá-lhe Chico…

    Resposta
    • 12/03/2017 em 10:23
      Permalink

      Filhota , já ouviu falar de editora? De banco de musicas? Já ouviu falar que a genial Cassia Elder não compunha? Isso é uma realidade no meio artístico, tanto qto que o chiquinho gosta mesmo é de ser socialista em Euros.

      Resposta
  • 14/04/2016 em 14:57
    Permalink

    ÓBVIO que isso é uma brincadeira do Chico, falando de seus “heterônimos”. Ele já compôs como sendo mulheres, como pobres, como favelados, este é o Chico e seu imenso talento. Tem que ser muito mal informado para acreditar que ele compra letras! Essa brincadeira está num DVD. ODEIO as manifestações políticas do Chico a favor dessa facção criminosa no poder, mas o Chico letrista é o mais grandioso que já tivemos. Não misturemos as coisas!

    Resposta
    • 21/09/2016 em 14:25
      Permalink

      Exatamente isso. Tenho ASCO do Chico politico que apoia o PT, Lula e Dilma, mas o talentosíssimo Chico compositor, esse é grandioso, o maior de todos!

      Resposta
  • 11/04/2016 em 14:51
    Permalink

    Mas isso não muda nada! As músicas dele continuam sendo ruins e chatas. Assim como Caetano Veloso, Gilberto Gil….só música bosta!

    Resposta
    • 11/07/2016 em 17:29
      Permalink

      Boa música para você devem ser as da Anita, né?

      Resposta
    • 21/09/2016 em 14:28
      Permalink

      Bem, achar a música dos maiores talentos da MPB “chatas” é de uma pobreza intelectual incrível. É o mesmo que desmerecer Bob Dylan por causa da voz. Música ‘bosta’ como você diz há aos montes hoje por aí. O nosso POP anda um nojo. Vá estudar, garoto.

      Resposta
    • 04/11/2018 em 10:25
      Permalink

      Já ouviu Construção, Carolina e Com Açucar com Afeto, entre outras do Chico? Todas as do Jobim e Vinícius? Todas as da Rita Lee?

      Resposta
  • 08/04/2016 em 11:46
    Permalink

    o triste é saber que tem gente cega de ódio que acreditou, compartilhou, rugiu…

    Resposta
    • 11/07/2016 em 17:41
      Permalink

      Realmente triste, ainda reforçam a história, dizendo que conhece uma pessoa, que conhece o Chico e que a história é verdadeira. Cegas de ódio mesmo! E facilmente manipuladas, adoram plantar mentiras, para assim, ver se conseguem seus objetivos!

      Resposta
      • 26/11/2018 em 20:55
        Permalink

        Quem plantou a história foi o próprio esquerdista caviar. Leia e entenda o escrito. Apesar desse site vermelho.

        Resposta
  • 07/04/2016 em 23:15
    Permalink

    Como acontece com Lula, o PTralha BuARGHTdeve ter MUITOS AMIGOS que lhe deram as músicas de graça! kkk

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)