Carnaval de 2022 está cancelado no Rio de Janeiro #boato

Boato – O desfile das escolas de samba no Carnaval 2022 no Rio de Janeiro está cancelado por causa na nova variante do Sars-Cov-2, a Ômicron.

O anúncio de uma nova cepa do vírus que causa a Covid-19 jogou um balde de água fria nas intenções de muitas pessoas. Apesar de ainda não ter chegado ao Brasil, a variante Ômicron já causa preocupação e suscita medidas que restrições. No meio disso, um anúncio “curto e grosso” surgiu na internet.

Uma imagem da Marquês de Sapucaí, local dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, que está acompanha da legenda “Carnaval de 2022 está cancelado” está viralizando em todas as principais redes sociais e no WhatsApp. Em alguns casos, a mensagem está acompanhada de mensagens como “RIO DE JANEIRO… CARNAVAL 2022 CANCELADO GRAÇAS A DEUS” e “Carnaval cancelado 2022”.

Confira o desmentido em vídeo:

Carnaval de 2022 está cancelado no Rio de Janeiro?

A mensagem, de certa forma, foi comemorada por alguns grupos (não sabemos se apenas por motivos epidemiológicos). Só que, independentemente de ser justo ou não ter Carnaval em 2022, uma coisa é fato: a informação que aponta que o Carnaval 2022 no Rio de Janeiro (pelo menos por enquanto) não procede.

A mensagem já nos chamou muita atenção. Ela carrega algumas das principais características de boatos online como o caráter vago, o tom alarmista e a falta de citação de confiáveis. Sem qualquer detalhe, a imagem (quase um meme) está se espalhando por aí.

Ao buscar por fontes confiáveis, chegamos à verdade. É fato que algumas cidades, por precaução, estão cancelando as festas de Carnaval em 2022. Um dos exemplos são cidades do interior de São Paulo como Franca, Jundiaí, Ribeirão Preto e Ubatuba. Porém, não é o caso da cidade do Rio de Janeiro.

Desde o meio do mês de outubro, o Rio de Janeiro está vendendo pacotes para o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro. Até segunda ordem, há planos de realizar o desfile sem qualquer restrição.

No dia 25 de novembro, antes do anúncio oficial da variante Ômicron, a Prefeitura do Rio de Janeiro e a Secretaria de Saúde da cidade apontavam que não havia qualquer programação de mudança das festividades (não só o Carnaval como também o Réveillon).

Depois do anúncio da variante, o prefeito Eduardo Paes deu a seguinte declaração “se tiver condições vai ter, se não tiver condições, não vai ter. Torço para que tenha”. Ou seja: deixou a possibilidade em aberto.

A situação de momento é essa. Até segunda ordem, haverá desfiles de escola de samba no Carnaval de 2022 no Rio de Janeiro. Caso a situação epidemiológica se altere, é possível que haja o cancelamento (algo que não ocorreu).

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o Carnaval de 2022 foi cancelado no Rio de Janeiro. Até o momento, nenhum anúncio oficial sobre isso foi feito. Aguardemos os próximos capítulos.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet