Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > É falso que o apresentador Carlos Massa, o Ratinho, acabou de falecer

É falso que o apresentador Carlos Massa, o Ratinho, acabou de falecer

Carlos Massa, o Ratinho, acaba de falecer em 2024, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – O apresentador Carlos Massa, o Ratinho, acabou de falecer em janeiro de 2024.

Análise

Há alguns dias está viralizando em redes sociais de vídeos, principalmente o TikTok, mensagens que apontam para uma tragédia no showbizz brasileiro.

A mensagem aponta que o apresentador Carlos Massa, o Ratinho, teria acabado de falecer. A mensagem não aponta para detalhes e nem para datas, mas foi lançada em janeiro de 2024.

infelizmente acaba de falecer o apresentador e empresário Carlos Massa conhecido nacionalmente como o ratinho

Vídeo: é falso que médico favorável a Ivermectina ganhou prêmio de Melhor Cientista do mundo

Checagem

A informação é bombástica e, por isso, estamos aqui para a checar. Por isso, vamos responder às seguintes questões na parte da checagem: 1) É verdade que Carlos Massa, o Ratinho, acabou de falecer? 2) Há qualquer lastro de realidade na história que aponta que o Carlos Massa (Ratinho) acabou de falecer? 3) É a primeira vez que este boato de morte surge na internet?

É verdade que Carlos Massa, o Ratinho, acabou de falecer?

Não é verdade. Para chegar à solução, só foi preciso fazer uma busca pelo assunto e olhar para a mensagem. A mensagem, vale apontar, segue todas as principais características de fake news como o caráter vago, o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis.

Ao buscar pelo assunto em fontes confiáveis (como era de se imaginar), nada encontramos a respeito da tal história. Se fosse real, viraria notícia em todos os veículos sérios de mídia.

Há qualquer lastro de realidade na história que aponta que o Carlos Massa (Ratinho) acabou de falecer?

Não há. Assim como tantos outros boatos, a história surgiu “do nada”. Não tem sequer qualquer evento que pudesse suscitar a tal história de morte do Ratinho.

É a primeira vez que este boato de morte surge na internet?

Não é. Já desmentimos, por exemplo, a mesma fake news em 2017. Normalmente, ela circula em tom de pegadinha. Porém, é importante ressaltar que não é legal ficar “brincando” com a morte de outros (seja a pessoa famosa ou não).

Conclusão

Fake news ❌

É falso que o apresentador Carlos Massa, o Ratinho, acabou de falecer. Trata-se de uma fake news que surgiu do nada e ganhou mais corpo do que deveria na internet.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)