Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Mensagem que fala de morte da cantora Simony por causa de câncer é falsa

Mensagem que fala de morte da cantora Simony por causa de câncer é falsa

Cantora Simony morreu hoje por causa de câncer, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – Morreu agora a cantora Simony, aos 46 anos de idade. Ela morreu hoje por causa de complicações de um câncer. 

  Análise

Para que, infelizmente, está voltando a virar moda mensagens falsas que falam de morte de pessoas famosas. A história de hoje aponta para algo que teria ocorrido com a cantora Simony.

De acordo com um vídeo que está viralizando (muito) no TikTok, Simony teria morrido aos 46 anos por causa de complicações de um câncer. Isso teria ocorrido “agora”.  “nosaa cantora simony descansa em paz. morre agora Simony”, diz a mensagem. Leia a transcrição do vídeo:

Transcrição: Morre agora uma das cantoras mais amadas de todo o país e em nota os paramédicos disseram que ela lutou muito para viver, mas infelizmente agora a pouco ela não resistiu. Alguns minutos atrás recebemos uma triste notícia que abalou todo o país no dia de hoje de uma querida e amada cantora que nos deixou nessa manhã após uma longa luta contra uma triste doença, 2º relato do esposo da cantora, há cerca de 2 anos atrás ela teria Descoberto 1 câncer já em estágio avançado.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Ele disse ainda que ela vinha realizando diversos tratamentos e cuidados contra a doença, porém na noite de ontem ela teve uma piora muito repentina em seu estado de saúde e teve que ser levada às pressas para o hospital. Em nota, a equipe médica informou que ela foi uma guerreira e lutou muito pela vida, mas infelizmente agora pouco ela não suportou mais lutar contra doença e acabou falecendo.

Após a confirmação da sua morte, tristeza e comoção tomaram conta de todo país. Ela era uma das cantoras mais amadas do Brasil atualmente, Marina considera tinha apenas quarenta e seis anos de idade e era uma grande cantora de ópera do nosso país. Nossos sentimentos a toda família por horas só nos vemos no próximo vídeo.

Checagem

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) A cantora Simony, de fato, morreu hoje aos 46 anos de idade? 2) Como está o estado de saúde da cantora Simony? 3) A quem o vídeo que estava circulando online se refere?

A cantora Simony, de fato, morreu hoje aos 46 anos de idade?

Não! Na realidade, o que ocorreu foi algo muito similar ao que acontece com tantas outras fake news de mortes de pessoas famosas. Na realidade, um vídeo com título dúbio é feito e dá a entender que uma pessoa muito famosa morreu. Depois, no vídeo, é dito que alguém (nem tão famoso) morreu.

No caso de hoje, alguém pegou este vídeo dúbio e espalhou a informação falsa (e explícita) de que Simony (que, aliás, tem 47 anos) teria morrido. Teoria que é derrubada logo na primeira busca na internet.

Como está o estado de saúde da cantora Simony?

De fato, Simony se recupera de um câncer no intestino, que descobriu em 2022. Porém, ela parece estar se recuperando bem e, em outubro de 2023, voltou a cantar. Em fala no programa Caldeirão do Mion, da TV Globo, ela reiterou que conseguiu a remissão do tumor. Ou seja: ela está viva e se recuperando de um problema de saúde.

A quem o vídeo que estava circulando online se refere?

Ao ouvir a locução do vídeo, descobrimos que a narradora fala discretamente de uma cantora de ópera chamada Marina Considera. Ou seja: pegaram a notícia real da morte dele e ligaram à imagem de Simony para viralizar.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que a cantora Simony teria morrido aos 46 anos. Nem ela tem esta idade tampouco “faleceu agora”. Na realidade, o que houve foi a morte de outra cantora e uma criação (com muito mau caráter) de um conteúdo caça clique com um título falso.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)