Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Golpe em redes sociais usa nome da Bosch e vídeo de Marcos Palmeira dublado com IA

Golpe em redes sociais usa nome da Bosch e vídeo de Marcos Palmeira dublado com IA

Bosch faz 147 anos e dá produtos grátis em site anunciado por Marcos Palmeira, diz boato (Foto: Reprodução/Meta)

Boato – A Bosch está dando produtos grátis por causa do aniversário de 147 anos e quem anunciou isso foi o ator Marcos Palmeira.

Análise

E aqui estamos para falar de mais um golpe que está circulando por meio de anúncios pagos em redes sociais. Agora, uma mensagem aponta que a empresa Bosch estaria dando produtos grátis por causa do aniversário de 147 anos.

A mensagem aponta que, para ganhar o prêmio, a pessoa teria que entrar em um site e responder a uma pesquisa. Mais do que isso: o conteúdo vem com um vídeo em que o ator Marcos Palmeira, supostamente, faz o anúncio. Leia a mensagem contida no anúncio e a transcrição do vídeo:

Vídeo: é falso que Sadia esteja dando prêmios para quem compartilhar no WhatsApp

Texto: ANIVERSÁRIO DE 147 ANOS BOSCH E QUEM GANHA É VOCÊ! Responda o quiz de prêmios do Mês do trabalhador corretamente e ganhe um Kit De Ferramentas! (APENAS 56 KITS DISPONÍVEIS)

Transcrição Marcos Palmeira: eu não sei se você sabe mas ali no meu Ofício de ator eu tenho outra paixão eu adoro realizar os projetos mais variados em minha casa e para facilitar isso estou sempre com o meu kit de ferramentas Bosch a Bosch está completando 147 anos de aniversário e está realizando sua nova pesquisa respondendo essa pesquisa rápida

você pode ser o próximo a receber um kit de ferramentas de alta qualidade de graça em sua casa são sete ferramentas incríveis da Bosch que você precisa apenas responder um quiz de 2 minutos para poder ganhar a pesquisa é válida a sua mente até o próximo domingo Essa é a sua única chance de garantir esse kit indispensável e ganhar o melhor da Bosch Clique agora no link e Garanta seu kit completo de ferramentas

Checagem

Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder a algumas questões. São elas: 1) É verdade que a Bosch está fazendo a distribuição de presentes por conta dos 147 anos para quem responder a um quiz? 2) É verdade que Marcos Palmeira fez o anúncio da ação da Bosch? 3) O que acontece se você seguir todos os passos descritos na mensagem?

É verdade que a Bosch está fazendo a distribuição de presentes por conta dos 147 anos para quem responder a um quiz?

Não. Na realidade se trata de mais um golpe que circula na internet. Não consta em nenhuma fonte oficial da empresa o tal anúncio (na realidade, até a fundação da empresa está errada. A Bosch, na realidade, faz 138 anos em 2024). Além disso, a mensagem se utiliza de um modus operandi já manjado na internet em que a “participação” de Marcos Palmeira também é falsa.

É verdade que Marcos Palmeira fez o anúncio da ação da Bosch?

De forma alguma. Na realidade, o vídeo do ator foi, assim como em outros casos, dublado com o uso de ferramentas de inteligência artificial. Marcos Palmeira nunca fez o tal anúncio.

O que acontece se você seguir todos os passos descritos na mensagem?

Vamos explicar, primeiro, o que são todos estes passos. Primeiro, o internauta se depara com o tal anúncio da Bosch e do Marcos Palmeira. Depois, ela é instada a entrar em um site (que é falso) atribuído à promoção da Bosch.

A partir daí, ela responde a tal “pesquisa”. Não importa a resposta dada, ela acaba sendo direcionada a outro site falso (desta vez, um clone da página da Bosch) para “escolher o prêmio”. No final, a pessoa é instada a pagar um “valor simbólico” pelo frete do produto.

Se ela seguir todos estes passos vai, infelizmente, perder o valor pago. O intuito dos golpistas com a promoção falsa é justamente roubar o dinheiro atribuído ao frete. Eles fazem isso e, depois, somem.

Conclusão

Golpe ⚠️

É falso que a Bosch esteja dando prêmios por conta do aniversário de 147 anos. Trata-se de mais um golpe que visa roubar o dinheiro do frete e insiste em circular na internet.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).