Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Bono Vox virá ao Brasil para o julgamento de Lula em janeiro #boato

Bono Vox virá ao Brasil para o julgamento de Lula em janeiro #boato

Boato – O vocalista do U2, Bono Vox, virá ao Brasil para acompanhar em Porto Alegre, o julgamento de Lula. Informação foi dada pelo senador Roberto Requião.

O ano de 2017 nem acabou e muitas pessoas já estão de olho no ano de 2018. A primeira grande notícia prevista para o ano que vem está marcada para 24 de janeiro. Neste dia, o TRF-4 irá julgar o recurso contra o ex-presidente Lula. Desde já, quem é a favor e contra a prisão dele tem se manifestado. E uma das últimas manifestações tem gerado polêmica.

Depois que o senador Roberto Requião (PMDB-PR) fez uma convocação para que “democratas” fossem a Porto Alegre para fazer uma defesa de Lula e citou o nome, dentre outras personalidades, do cantor Bono Vox (do U2), começou a circular a informação de que o músico irlandês viria ao Brasil para o evento.

Uma notícia dizia o seguinte: “O senador Roberto Requião afirmou que ocorrerá o que ele chamou de Fórum Social Mundial Extraordinário, com a presença de alguns nomes bem conhecidos. A presença que mais chamou atenção foi a do vocalista do U2, Bono Vox, que deverá viajar a Porto Alegre no próximo mês para acompanhar o julgamento”, diz um dos textos (editado).

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

No Twitter, o assunto virou um dos mais comentados (tanto de um lado como de outro do polo). “Bono Vox vem para o julgamento do Lula? Eu prefiro que venha o Mick Jagger e torça pela absolvição…”, dizia uma mensagem. Outra falava o seguinte: “A galera da extrema direita que comprou pista mega premium pro show do U2 deve tá se mordendo de raiva do Bono Vox né?”.

Bono Vox virá ao Brasil para o julgamento de Lula no dia 24 de janeiro?

Como é possível ver, a história se espalhou muito e gerou comentários. Mas será mesmo que Bono Vox, vocalista do U2, será presença garantida no julgamento de Lula em 24 de janeiro de 2018? A resposta é não. Vamos aos fatos.

A história que começou com um comentário de um senador, virou notícia em alguns dos maiores veículos de mídia no Brasil e um dos assuntos mais comentados nas redes sociais é um legítimo caso de “aumenta e inventa”. Para solucionar o caso, nem precisamos ir tão longe.

O próprio Requião afirma que não disse que Bono Vox virá ao Brasil e tampouco que ele tem presença confirmada. Ao ver uma das publicações no Twitter, ele respondeu com um categórico “Eu não disse isto.”. É possível ver abaixo:

Na realidade, o senador havia falado que esperava que alguém convidasse o cantor. O jornal Zero Hora aponta justamente que ele não confirmou a presença do cantor. “O pessoal está convidando Bernie Sanders, o Bono Vox. O Mujica vem. Mas não sou eu que estou articulando isso. Lancei a ideia de um fórum pela democracia”, aponta um trecho da matéria.

Para além de todo mal-entendido, resolvemos, só por desencargo, verificar se Bono Vox havia se manifestado sobre o assunto. Como era de se imaginar, não achamos nenhuma manifestação nos perfis do U2 no Twitter e Facebook sobre o assunto.

Resumindo: a história que aponta que Bono Vox vai vir no julgamento de Lula em Porto Alegre no dia 24 de janeiro é falsa. Requião negou que ele virá (pelo menos por enquanto) e o cantor não se pronunciou sobre o assunto.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.