Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Não há provas de que Bob Marley tinha diversas espécies de piolhos nos dreads quando morreu

Não há provas de que Bob Marley tinha diversas espécies de piolhos nos dreads quando morreu

Bob Marley tinha diversas espécies de piolhos quando morreu, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Quando Bob Marley morreu, encontraram muitas espécies diferentes de piolhos em seu cabelo.

  Introdução

Um dos maiores nomes da história da música, Bob Marley até hoje arregimenta fãs por conta das suas canções e estilo de vida. Assim como toda figura famosa, lendas sobre ele também circulam na internet.

Uma delas (que já circulou muito na web e offline) apontava que Bob Marley tinha diversas espécies de piolhos no cabelo quando morreu. “Quando Bob Marley morreu, encontraram 19 espécies diferentes de piolhos em seu cabelo”, dizia uma das mensagens que circulavam online.

  Análise

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

É difícil analisar mensagens, de forma pontual, como essas. O que vimos foram mensagens soltas em português, inglês e outros idiomas falando sobre os “piolhos e insetos” nos cabelos.

Um detalhe que nos chamou atenção foi a imprecisão nos dados. No exemplo que utilizamos, foi dito que havia 19 espécies de piolhos. Mas vimos mensagens com “65” e até milhares de espécies de piolhos. Vimos, também, a mensagem falando em “insetos” e não em “piolhos”. Contraditório, não?

Na parte da checagem, vamos verificar as seguintes informações: 1) É verdade que Bob Marley tinha muitas espécies de piolhos quando morreu? 2) Como era o cabelo de Bob Marley quando ele morreu? 3) Por que esta história circulou na internet?

Checagem

É verdade que Bob Marley tinha muitas espécies de piolhos quando morreu?

Não há qualquer comprovação disso. Na realidade, tratou-se de uma lenda urbana que nunca teve fundamento em um conteúdo criado por fontes confiáveis. Mais do que isso, a história foi refutada. Até porque, no fim da vida, ele não tinha mais dos dreadlocks.

Como era o cabelo de Bob Marley quando ele morreu?

Bob Marley morreu de complicações de um tipo raro de câncer. Ao final da vida, como mostram estas imagens, ele estava com o cabelo curto.

Por que esta história circulou na internet?

Há racismo intrínseco na tese. Tanto que este tipo de argumento é utilizado para “puxar papo” (não faça isso por favor) quando alguém que tem dreads está em um ambiente. Neste sentido, é melhor cada um cuidar do seu cabelo (e da sua vida).

Conclusão

Boato sem comprovação 👎

Não é possível comprovar (e não há qualquer comprovação) de que Bob Marley tenha tido diversas espécies de piolhos quando morreu. A lenda urbana surgiu de forma, com certeza, não inocente e até hoje persiste por aí.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm