Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Não há provas de que Bob Marley disse “se todos dermos as mãos, quem sacará as armas?”

Não há provas de que Bob Marley disse “se todos dermos as mãos, quem sacará as armas?”

Bob Marley disse a frase Se todos dermos as mãos, quem sacará as armas, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Cantor jamaicano Bob Marley teria questionado “se todos dermos as mãos, quem sacará as armas?”

  Análise

Bob Marley foi um ícone da música jamaicana entre os anos 1960 e 1970. Como a banda The Wailers e, posteriormente, em carreira solo, Bob Marley levou o reggae ao mundo todo. Por meio de suas músicas, o cantor jamaicano expôs problemas sociais, teceu críticas políticas e ainda divulgou a fé rastafari.

E de acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, Bob Marley teria deixando um questionamento antes de sua morte: “se todos dermos as mãos, quem sacará as armas?”. Confira:

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

Versão 1: “Bob Marley uma vez falou: Se todos derem as mãos, quem sacara as armas??”. Versão 2: “”Se todos derem as mãos quem sacará as armas?” – Bom Marley -”.

A história circulou bastante nas redes sociais, em especial, no Facebook e no X (antigo Twitter) e deixou muita gente curiosa. Além disso, a história segue aquele velho roteiro de fake news na internet, como o caráter vago, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto.

Com isso, escolhemos três perguntas para te responder se essa história é verdadeira ou não: 1) Qual é o histórico desta frase que está sendo atribuída a Bob Marley? 2) O Bob Marley perguntou “Se todos dermos as mãos, quem sacará as armas”? 3) A frase “Se todos dermos as mãos, quem sacará as armas” faz sentido?

Checagem

Qual é o histórico desta frase que está sendo atribuída a Bob Marley?

É bastante antigo. Encontramos registros que apontam que as frases teriam sido retiradas da música “A Saudade Continua”, do 509-e, em 2002. Em determinada passagem, a música diz: “Mas se todos derem as mãos / Quem sacará as armas? / Bob Marley valeu / Sem palavras”.

Logo após viralizar, o trecho da canção começou a aparecer em correntes de e-mail, citações, redes sociais e, mais recentemente, no contexto do conflito entre o Hamas e o governo de Israel.

O Bob Marley perguntou “Se todos dermos as mãos, quem sacará as armas”?

Não encontramos nenhum registro da frase em fontes oficiais e nem em músicas de Bob Marley. Se a frase realmente pertence a Bob Marley, com certeza estaria grifada em uma música ou estaria estampada em camisetas ou outros objetos.

A frase mais próxima dessa é um trecho da música “You Can’t Do That To Me”, que diz: “One thing you’ve got to do, is when a-we holding hands together / You’ve got to know that we love, a-love each other, yeah”. Além disso, não encontramos nenhum registro da frase em inglês (idioma oficial da Jamaica), nem em espanhol ou outras línguas. Apenas em português (que surgiu com uma interpretação do rap do 509-e).

A frase “Se todos dermos as mãos, quem sacará as armas” faz sentido?

Faz sim. A frase fala sobre união e paz e como estar unido a outros povos (ou outras pessoas) pode trazer paz (e evitar guerras). A frase traz a reflexão de que se as pessoas estiverem unidas, não haverá brechas para a guerra.

Conclusão

Boato sem comprovação 👎

Bob Marley não disse “se todos dermos as mãos, quem sacará as armas?”. Não existem indícios de que o cantor jamaicano teria dito tal frase. Além disso, não encontramos a frase em inglês (idioma oficial da Jamaica) ou espanhol ou outra língua. Ela só existe em português. Acreditamos que a frase tenha sido retirada de uma música brasileira, chamada “A Saudade Continua”, do 509-e, em 2002.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)