Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > André Rieu faz homenagem ao presidente Jair Bolsonaro em vídeo #boato

André Rieu faz homenagem ao presidente Jair Bolsonaro em vídeo #boato

André Rieu faz homenagem ao presidente Jair Bolsonaro em vídeo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra momento em que o maestro André Rieu faz uma homenagem ao presidente Jair Bolsonaro e ao Brasil e tocou a música da intervenção militar.

A semana das manifestações pró-governo do dia 15 de março está fazendo a desinformação rolar solta por aí. Dentre boatos novos e antigos, vamos falar sobre um que “se transformou”: o que aponta que o maestro holandês André Rieu resolveu fazer uma homenagem ao presidente Jair Bolsonaro.

De acordo com um vídeo que está circulando na internet, o maestro resolveu expressar a sua admiração pelo presidente brasileiro ao tocar a música Amazing Grace (que teria uma legenda chamando para a intervenção militar). Leia as mensagens que circulam online e assista ao vídeo em questão:

Texto: Ao Presidente Jair Messias Bolsonaro emociona o mundo, homenagem que o Maestro Andre Rieu, holandes, fez aos brasileiros. Ele colocou a nossa bandeira no palco e fez a regência do hino da Vitória. O mundo todo torce pelo Brasil, para sair deste lamaçal combatendo a corrupção dos últimos anos do governo petista. É de arrepiar!!! Assista até ao fim. #dia15euvou

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Legenda do vídeo: A vitória se aproxima e será gloriosa e sublime! E não será sem dor e ranger de dentes, mas será, pois a necessidade é a mãe de todas as coisas. E a necessidade falará mais alto no transcorrer do tempo e dos acontecimentos, e, mesmo aqueles que se viraram contra a Nação e contra a Pátria, se unirão para combater o inimigo comum. 

Não desistam do que é certo, do que é necessário fazer e, continuar a fazer até conseguirmos, ou a cobrança pela fraqueza e desistência será maior do que a dor de agora e, se as gerações de agora já pagam um alto preço, imagine as que virão… Não há nada mais avassalador e degradante para o ser humano do que ser obrigado a deixar de pertencer a Deus e ter de passar a pertencer a um outro homem. Intervenção Constitucional, não há outra saída!

André Rieu faz homenagem ao presidente Jair Bolsonaro em vídeo?

Em semana de manifestação pró-governo, o que não tem faltado na internet é gente compartilhando o tal vídeo por aí. Mas será mesmo que o maestro André Rieu prestou a homenagem ao presidente Jair Bolsonaro? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Na realidade, tivemos que desmentir uma história muito parecida com essa lá em 2017. Na ocasião, o mesmo vídeo foi utilizado juntamente com a tese de que André Rieu teria pedido a intervenção militar no Brasil. Como o desmentido da época, vale para hoje, relembre o que foi dito:

Esse boato pode ser desmentido em duas partes: a primeira é em relação ao dia que a filmagem aconteceu. Ao contrário do que circula na internet, não foi “nesta semana” que Rieu estendeu a bandeira do Brasil no show. Esse vídeo de 2013 já mostra o show em que o músico toca a canção Amazing Grace. Esse link da Globo mostra que o show foi exibido na TV em março daquele ano.

Agora o segundo ponto: a música Amazing Grace não tem uma tradução sequer parecida com a que foi descrita no boato. A música é uma canção gospel norte-americana e, como é de se esperar, fala da “maravilhosa graça que é crer em Deus”. Nenhuma palavra sobre intervenção militar. Veja a tradução aqui.

Resumindo: a história que aponta que André Rieu fez uma homenagem ao presidente Jair Bolsonaro e pediu intervenção militar no Brasil é falsa. O vídeo é antigo e nada tem a ver com manifestações relacionadas à política do nosso país.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/38EOwt0