Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > É falso que Anderson Leonardo tenha contraído câncer por causa da vacina contra Covid-19

É falso que Anderson Leonardo tenha contraído câncer por causa da vacina contra Covid-19

Anderson Leonardo, do Molejo, teve câncer por causa da vacina contra Covid-19, diz boato (Foto: Reprodução/X)

Boato – O cantor Anderson Leonardo, do Molejo, teve câncer por causa da vacina contra a Covid-19.

Análise

Infelizmente, a morte do cantor Anderson Leonardo, famoso como vocalista do grupo Molejo, está gerando algumas fake news em grupos antivacinas.

Assim como tem ocorrido com diversas mortes pós-2021, tem gente falando que a doença do cantor (um tipo raro de câncer na região da virilha) foi causada pela vacina contra Covid-19.

Postagens apontando que ele teria morrido por conta da vacinação estão circulando junto com vídeos do dia em que ele se vacinou contra a Covid-19. Leia uma das mensagens que circula online:

Vídeo: é falso que Lula parou doações em Lajeado e Encantado destruiu donativos

Anderson Leonardo, cantor do Molejo e ícone do pagode dos anos 1990, morre aos 51 anos, 1 ano e meio após um raro diagnóstico de câncer. (abril de 2024) #morreude repente ”Segunda Dose Vacina COVID-19”

Checagem

A história não demorou a viralizar com força em redes sociais (entre muitas mensagens soltas). Por isso, estamos aqui para realizar a checagem do conteúdo respondendo a algumas perguntas. São elas: 1) É verdade que Anderson Leonardo, do Molejo, teve câncer por causa da vacina contra a Covid-19? 2) O que causou a doença de Anderson Leonardo, do Molejo? 3) A vacina contra a Covid-19 causa doenças como o câncer?

É verdade que Anderson Leonardo, do Molejo, teve câncer por causa da vacina contra a Covid-19?

De forma alguma. Só para recapitular. Anderson foi vítima de um câncer na região inguinal. Ele descobriu a doença em 2022. Não há nenhum relato em fontes confiáveis de que o câncer tenha sido causado pela vacina contra Covid-19. Mais do que isso: a informação não consta nas características da doença e da vacinação contra o coronavírus.

O que causou a doença de Anderson Leonardo, do Molejo?

De acordo com esta matéria, o câncer na região inguinal é um tipo de câncer raro que acomete uma pessoa a cada 150 mil. Ele não tem uma causa definida, mas há fatores de risco como o da radiação por tratamento ou ocupação e questões genéticas. Não há nada sobre ele ter sido causado por vacinas.

A vacina contra a Covid-19 causa doenças como o câncer?

Este é outro ponto. A tese se baseia em uma informação falsa: de que as vacinas contra a Covid-19 causa doenças como câncer. Essa teoria se baseia na alegação de que as vacinas alteram o DNA das pessoas. Isso é falso e já foi desmentido algumas vezes.

Conclusão

Fake news ❌

Não só não há provas como não faz sentido a informação que aponta que a vacina contra a Covid-19 causa doenças como câncer e que causou a morte de Anderson Leonardo, do Molejo. Trata-se de uma fake news sobre a vacinação que insiste em circular na internet.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).