Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Ciência > Dr. Yamamoto, professor de neurologia, criou imagem que mostra se você está cansado #boato

Dr. Yamamoto, professor de neurologia, criou imagem que mostra se você está cansado #boato

Boato – Imagem criada pelo professor de Neurologia, Dr. Yamamoto, pode provar se você está cansado, estressado ou saudável. É uma ilusão de ótica que se movimenta (ou não). 

A vida nos dias de hoje anda complicada. O stress do trabalho, do trânsito agitado e das mil e uma obrigações da vida adulta acabam, muitas vezes, prejudicando a saúde de muitas pessoas.

Mas e como contornar essa questão? E o mais importante, como saber quando é a hora de parar e respirar? Segundo a história de hoje, a resposta é bem simples e está na observação de uma imagem.

Segundo a publicação, uma imagem criada pelo professor de Neurologia, Dr. Yamamoto, conseguiria identificar quando uma pessoa está cansada, estressada ou saudável. A explicação estaria na movimentação da imagem. Se ela se move, significa que você está cansado ou estressado. Confira:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Esta imagem foi criada pelo Professor de Neurologia Dr Yamamoto: .. Se ela não se movimenta, significa que você está saudável e dormiu bem. .. Se ela está se movimentando bem devagar, mostra que você está estressado ou cansado… Se ela está se movendo continuamente e rápido, mostra que você está muito estressado, e pode haver alterações de ordem psicológica.

Dr. Yamamoto, professor de neurologia, criou imagem que mostra se você está cansado?

A imagem está deixando muita gente intrigada e levando tantas outras a fazer o teste para descobrir se estão mesmo estressadas ou não. Mas será que a imagem realmente funciona e serve para identificar alterações de ordem psicológica? A resposta é não e a explicação vem a seguir.

Quando vimos a imagem, ficamos impressionados (de fato, é uma ilusão de ótica interessante). Porém, ao ler a publicação, ficamos com os dois pés bem atrás com a veracidade da “historinha”.

O primeiro ponto que nos levou a isso foram as características da mensagem. Ela é vaga (Yamamoto do quê? Professor de qual universidade?), alarmista, com erros de português e não cita fontes confiáveis. Essas são algumas das principais características de boatos.

Resolvemos iniciar uma busca pelo tal “professor Yamamoto” e descobrimos que, de fato, existe um neurologista formado na USP com o nome de Yamamoto. Mais exatamente: Fábio Luis Yamamoto. Entretanto, não existe nada que indique que ele tenha criado a teoria e tampouco a imagem.

Mais algumas buscas e descobrimos que a imagem fez sucesso após o compartilhamento de uma neurologista italiana, Alice Proverbio. O desenho foi publicado porque ela pretendia testar os cérebros dos utilizadores e as diferentes perspectivas de quem olhava para a imagem. Ela explicou o porquê da ilusão de ótica. Ao contrário do que aponta a mensagem viral no Brasil, ela não tem nada a ver com o cansaço.

Na realidade, a explicação está no seu córtex visual (parte do cérebro que grava as memórias visuais). A área V5 (responsável pelo processamento de movimento) e a V4 (dedicada ao processamento da cor e forma) são as responsáveis pela ilusão. Os neurônios V4 estão tão saturados que ativam os neurônios V5 (o que faz com a imagem pareça mexer). Com isso, a imagem (que não é um gif) parece se mover.

Após a explicação da neurologista italiana, o real autor da imagem resolveu se manifestar. O criador da imagem é Beau Deeley. No site do artista multimídia, há muitas outras ilusões de ótica que podem ser vistas aqui.

Em resumo: a história que diz que o Dr. Yamamoto criou uma imagem que pode identificar se você está estressado é falsa! O verdadeiro autor da imagem é o artista multimídia Beau Deeley. Sendo assim, essa história de medir o cansaço, estresse e outras coisas é pura balela.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.