Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Ciência > História que diz que pássaros mais velhos não podem voar e, por isso, são alimentados por pássaros mais novos é mentirosa

História que diz que pássaros mais velhos não podem voar e, por isso, são alimentados por pássaros mais novos é mentirosa

Vídeo mostra que pássaros idosos não voam e são cuidados por pássaros mais jovens, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Pássaros idosos não conseguem mais voar e, por isso, precisam ser alimentados por pássaros mais novos

  Análise

Alguns vídeos que são compartilhados na internet conseguem despertar muita emoção. Seja pelo seu conteúdo ou pela sua história, algumas imagens conseguem emocionar os internautas.

Exemplo disso é a história de hoje. De acordo com um vídeo que está circulando nas redes sociais, os pássaros mais velhos não conseguem voar e, por isso, dependem dos pássaros mais novos para alimentá-los. Segundo a história, um vídeo mostraria o hábito dos pássaros, onde um pássaro pequeno aparece alimentando um pássaro maior. Confira:

Versão 1: “Pássaros idosos não voam e não há casas de repouso para eles. Portanto os Pássaros mais jovens os alimentam. Essa é uma grande mensagem para os seres humanos”. Versão 2: “Pássaros velhos não podem voar e não há casas de repouso para eles. Portanto, os mais jovens passarinhos os alimentam. Uma grande mensagem para os seres humanos. Cuidem bem de seus pais idosos, se ainda estiverem vivos, pois um dia chegará a sua vez. Que suas boas ações para com eles sejam implantadas na memória de seus filhos”.

Vídeo: é falso que Quiz do Pix dê R$ 150 para quem compartilhar no WhatsApp

A história comoveu muitos internautas e logo se espalhou pelas redes sociais, como no X (o antigo Twitter) e no Facebook. Além disso, após analisar a mensagem, percebemos que ela apresenta algumas características de fake news na internet, como o caráter vago, alarmista, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto.

A partir daí, escolhemos três questões para nos ajudar a desmentir essa história: 1) Pássaros idosos não podem mais voar e são alimentados pelos mais jovens? 2) O vídeo mostra um pássaro idoso sendo alimentado por um pássaro jovem? 3) Os animais são um exemplo, neste sentido, para os seres humanos?

Checagem

Pássaros idosos não podem mais voar e são alimentados pelos mais jovens?

Não. A única fase em que um pássaro é alimentado por outros pássaros é quando ele nasce, é bebê e ainda não aprendeu a voar e a caçar seu alimento.

O vídeo mostra um pássaro idoso sendo alimentado por um pássaro jovem?

Não. Essa história já está circulando há algum tempo na internet. O canal Planeta Aves (ótimo canal, aliás) desmentiu a informação no dia 30 de março de 2023, no YouTube. De acordo com o biólogo e ornitólogo Willian Menq, esse não é o comportamento habitual de um pássaro e em nenhuma espécie os pássaros mais jovens buscam alimento para pássaros mais idosos. Ele ainda ressalta que essa prática não é comum nem entre mamíferos.

O biólogo e ornitólogo Willian Menq destaca que o que ocorre no vídeo tem uma explicação bastante simples. Os pássaros que aparecem nas imagens são de espécies distintas: o pássaro maior é um filhote de Cuco e o menor é de outra espécie. Ele ressalta que são espécies que não existem no Brasil.

De acordo com o biólogo e ornitólogo, os Cucos possuem um comportamento parasita e colocam seus ovos em ninhos de outros pássaros, para que eles sejam incubados e criados por outras espécies. Willian Menq afirmou que esse comportamento é idêntico aos chupins aqui no Brasil.

Os animais são um exemplo neste sentido para os seres humanos?

Não. Na realidade, muitas espécies de animais (nômades) deixam os mais velhos para trás, por não conseguirem se locomover no mesmo ritmo. Para completar, esse conceito de sociedade e família, onde os filhos cuidam dos pais ou dos avós, é dos humanos.

Conclusão

Fake news ❌

Pássaros mais velhos não dependem de pássaros mais jovens para se alimentar, porque não podem voar. O vídeo usado para ilustrar a história não tem nenhuma relação com a mensagem. O que está acontecendo no vídeo é um caso de pássaro parasita. Nas imagens, podemos ver um filhote de Cuco (o pássaro maior) e uma espécie menor. Cucos são pássaros parasitas e deixam seus ovos em outros ninhos para serem incubados e criados por outros pássaros. Por fim, esse tipo de comportamento não é comum entre os pássaros e muito menos entre os mamíferos.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm