Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Ciência > Vídeo filmado no Círculo Polar Ártico (Canadá-Alaska-Rússia) mostra a Lua gigante do Perigeu #boato

Vídeo filmado no Círculo Polar Ártico (Canadá-Alaska-Rússia) mostra a Lua gigante do Perigeu #boato

Lua no Ártico (entre a Rússia e o Canadá) fica gigante e cobre o Sol, mostra vídeo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra a Lua gigante durante o fenômeno do Perigeu no Círculo Polar Ártico (Canadá-Alaska-Rússia). Fenômeno é rápido e dura poucos segundos.

Um dos tipos mais curiosos de fake news que circulam na internet são os que apontam para vídeos incríveis como se fossem de situações reais. Hoje, vamos falar de um suposto fenômeno que está virando um clássico no mundo da desinformação.

No vídeo, a Lua surge no horizonte com uma velocidade incrível, tapa o sol (o que faz o ambiente sofrer um “eclipse instantâneo”) e desaparece no horizonte. A Lua parece estar no tamanho gigante.

Junto ao vídeo, é dito que o vídeo foi gravado no “Círculo Polar Ártico, na fronteira Canadá-Alaska-Rússia” e que se trataria do fenômeno “Perigeu”. Leia a mensagem que circula com o vídeo e assista às imagens:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Este vídeo foi filmado dentro do circulo polar ártico, logo entre a fronteira Canadá-Alaska-Rússia. Dura apenas alguns segundos, mas a vista espetacular é admirável. Esse fenômeno só pode ser observado uma vez por ano, durante 36 segundos. A lua aparece em toda sua glória, depois desaparece novamente. Ela está tão perto que parece que vai bater no chão. Imediatamente depois, há um eclipse solar total de cinco segundos durante o qual, tudo fica preto. Esse fenômeno só ocorre no perigeu (ponto onde a lua está mais próxima da terra), e é aqui onde a tremenda velocidade pode ser vista!

Vídeo filmado no Círculo Polar Ártico (Canadá-Alaska-Rússia) mostra lua gigante do Perigeu?

As imagens e a história não demoraram a circular na internet. Porém, é falsa a informação que aponta que se tratam de imagens reais ou mesmo que o vídeo é do fenômeno Perigeu. Como o desmentido de outrora vale para hoje, relembre o que escrevemos:

A mensagem e o histórico já nos chama muita atenção. O texto que acompanha o vídeo tem características como ser vago, alarmista, com erros de português e não cita nenhuma fonte confiável que corrobore com o vídeo. Para além disso, mensagens como essa são um clássico em termos de fake news. Já desmentimos histórias de “girafas saltitantes de trampolim”, “trem-bala a 4.800 Km/h” e “sistema antimíssil de Israel”.

Em todos os casos citados, os vídeos não passavam de uma animação gráfica. No de hoje, também. Ao buscar por qualquer informação sobre o fenômeno (que seria cientificamente improvável e com certeza viraria notícia se fosse real) que teria ocorrido no “Ártico, entre o Canadá e a Rússia” (uma referência, inclusive, um tanto quanto ampla), nada encontramos. Ao contrário, encontramos desmentidos.

Na Índia, o fake circulou tanto que três sites (aqui, aqui e aqui) acabaram desmentido a informação. Todos apontaram que o perfil HoaxEye, no Twitter, havia encontrado a verdadeira fonte do vídeo. Trata-se de um trabalho artístico publicado no perfil do TikTok alekset__nz. Na página, é possível ver diversos vídeos de animações como esse (veja o original abaixo).

@aleksey__nz##moon ##foryoupage ##cosmos ##2021 ##Odessa ##space♬ оригинальный звук – AlEkSeY

Agora, a parte que falta. Ao contrário do que sugere a mensagem, o Perigeu não tem relação com as imagens. Apesar de o fenômeno (como aponta este link) significar o ponto em que a Lua está mais próxima da Terra, o “próximo” não é o suficiente para “sentirmos a velocidade da Terra”. A Lua continua como se tivesse “parada”. Apenas está um pouco mais próxima.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que a Lua foi flagrada em formato gigantesco no Círculo Polar Ártico, na fronteira Canadá-Alaska-Rússia, durante o fenômeno Perigeu. As imagens são uma edição e não existe tal situação no fenômeno descrito.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: