Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Ciência > Vespa “assassina” que chegou aos EUA foi criada em laboratório da China #boato

Vespa “assassina” que chegou aos EUA foi criada em laboratório da China #boato

Vespa “assassina” que chegou aos EUA foi criada em laboratório da China, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A vespa “assassina” que chegou nos EUA foi criada em laboratório na China e foi filmada matando um rato em poucos segundos.

Nesta semana, uma notícia chamou muita atenção na internet: o anúncio de que “vespas assassinas” da China chegaram aos Estados Unidos. A espécie (que na realidade se chama mandarina) foi vista no estado de Washington. Bastou esse anúncio para teorias da conspiração começarem a pulularem na internet.

Uma delas está se espalhando por meio de um vídeo no qual a suposta vespa mata um rato em menos de um minuto. Junto a filmagem, há legendas que falam que a suposta vespa assassina foi criada em laboratório na China e que “está se espalhando pelo mundo para atacar humanos”. Leia o texto que está escrito na legenda em questão:

Confira o desmentido em vídeo

Segundo cientista dos EUA, essa Vespa foi criada em laboratório. Vespa assassina mata um rato em poucos segundos no EUA. De origem asiática. Nunca tinha sido vista fora da Asia. Mas está se espalhando pelo mundo e pode atacar humanos. Suas toxinas são letais sendo capaz de matar humanos.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Surgiu na China, onde saiu informações que são um tipo de vespa criada em laboratório. O fato é que estamos diante de uma nova ameaça chinesa. Ainda falta explicações de como essas Vespas chegou na América. Se não for contido a seu desenvolvimento, podemos ter sérios problemas de saúde. Antes de sair inscreva em nosso canal e deixe seu like.

Vespa “assassina” que chegou aos EUA foi criada em laboratório da China?

A mensagem circulou com muita força em redes sociais e chamou atenção na internet (principalmente entre as pessoas que adoram uma teoria da conspiração sobre a China). Mas será mesmo que a tal vespa assassina foi criada em um laboratório? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

A única coisa real que há na mensagem em questão é o fato que duas vespas mandarinas foram vistas em Washington. Todo resto das informações que estão circulando na web é exagero ou pura invenção mesmo.

A primeira informação errada trata do real perigo do animal. É exagero tratá-lo como uma ameaça aos seres humanos. Apesar de, de fato, o animal (assim como outros animais com ferrão) terem um veneno capaz de matar uma pessoa, reportagens apontam que o principal alvo das vespas mandarinas são abelhas e que não atacam humanos se não forem incomodadas. Especialistas também se sentiram incomodados com o apelido de “assassinas”.

Se as informações erradas tivessem parado por aí, nem estaríamos fazendo o desmentido em questão. Mas a coisa não para por aí. Para além disso, há controvérsias de que a vespa em questão seja a mandarina. Conforme explica essa publicação, a espécie é uma vespa crabro. Olha o que está escrito:

Ainda sim, esse não é o maior fake da mensagem. Ele está na informação de que a “vespa assassina” foi criada em um laboratório na China. A informação não é descabida como também não está em nenhuma fonte confiável (nem mesmo nas notícias que falaram sobre o aparecimento das vespas nos EUA). Como é possível ver aqui, há espécimes que foram descobertas na natureza no século XIX.

Resumindo: a informação que aponta que a China criou uma “vespa assassina em laboratório” é falsa. Além de existir controvérsias de que o animal do vídeo seja uma vespa mandarina e existir exagero no termo “assassina”, a origem sobre o animal não tem nada a ver com “criação em laboratório”.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2BWWK1B

Confira também: 11 fake news sobre a China que circularam na web em 2020