Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Ciência > Vassouras estão em pé por causa de “bug” na rotação da Terra, diz Nasa #boato

Vassouras estão em pé por causa de “bug” na rotação da Terra, diz Nasa #boato

Vassouras estão em pé por causa de “bug” na rotação da Terra, diz Nasa, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A Nasa (Agência Espacial Norte-Americana) mandou avisar que a Terra está passando por um “bug” na rotação que está deixando o planeta com “equilíbrio perfeito” que deixam vassouras em pé.

É fato! A criatividade das pessoas em redes sociais para criar “desafios curiosos” (e inúteis) não tem fim. Uma das últimas febres consiste em pegar uma vassoura e deixá-la em pé. O tal “desafio da vassoura em pé” (deve ser esse o nome) tem feito sucesso entre alguns usuários e está sendo acompanhada de uma explicação que teria vindo da Nasa (Agência Espacial Norte-Americana).

De acordo com a mensagem, a Nasa teria avisado que o planeta estaria (em fevereiro de 2020) com uma espécie de “bug” na rotação que deixaria a Terra com o equilibro perfeito. Leia algumas das mensagens que circulam online (são muitas):

Confira o desmentido em vídeo (e como equilibrar vassouras) aqui:

Versão 1: Fenômeno da Terra. Teste com suas vassouras. Elas estão ficando em pé.kkk Versão 2: Que doidera. Hj tem algum fenômeno na terra que as vassouras estão ficando em pé sem precisar segurar. Versão 3: E hj que tá rolando um bug na terra e todas as vassouras estão parando em pé sozinhas Versão 4: Gente tá tendo algum ” bug ” na terra q as vassouras estão ficando em pé sozinhas , ou elas sempre ficaram ? Vi isso e fiquei intrigada ( sim , estou à toa msm ) Versão 5: Alexandre leu a notícia da NASA e me ligou falando pra eu testar Adoro uma maluquice. Taí Alê, meu teste tb deu certo

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Versão 6: [Segundo a NASA, hoje, dia 08/02, todas as vassouras do mundo ficarão em pé sozinhas por causa do alinhamento da rotação da terra] A internet, mais uma vez, apresentou a todos nós mais uma grande história. Seria ilusão? Um truque de mágica? Sorte? Não se sabe ao certo, mas as redes sociais trouxeram à tona uma discussão desde a última sexta (7): seria o dia sete de fevereiro de 2020 o dia internacional da vassoura?

Se você não está entendendo nada, presta atenção: algumas contas no Twitter alegaram que, segundo informações da NASA – a Agência Espacial Norte-Americana – a rotação da Terra estaria em perfeito equilíbrio a ponto de todas (eu disse todas) as vassouras do mundo (vai vendo) conseguissem se equilibrar sozinhas. Isso levou diversos internautas à curiosidade de testar se a vassoura de suas casas estariam em conexão a nossa Mãe Terra.

Nasa disse que vassouras estão em pé por causa de “bug” na rotação da Terra?

A história deixou muita gente intrigada com vassouras em pé e rotação da Terra. Mas será mesmo que essa tese é real? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

De cara, achamos a tese um tanto quanto estranha. E a primeira coisa que resolvemos fazer foi buscar pela fonte da informação: a Nasa. Qual foi a nossa surpresa (só que não) descobrir que não havia nenhum comunicado sobre rotação da Terra (muito menos sobre vassouras) nas páginas da Agência Espacial Norte-Americana.

Tentamos, ainda, buscar por informações relacionadas ao tal “erro na rotação” em qualquer fonte confiável. Novamente, nada encontramos. Não, pera. Encontramos uma série de desmentidos.

De acordo com o site Live About, essa balela circula todos os anos na época do equinócio (quando os dias e noites têm durações iguais, o que não é o caso de fevereiro de 2020). De acordo com o site, o equinócio não tem relevância alguma em relação às vassouras em pé. Ou seja: se você achar o ponto de equilíbrio perfeito, você pode fazer o truque em qualquer dia do ano.

A revista Wired também desmentiu a história. O site apontou que o fato de algumas pessoas deixares vassouras em pé nada tem a ver com o planeta. Aliás, a Wired deu uma explicação muito plausível, que vamos reproduzir aqui e tem tudo a ver com física:

Existem duas coisas importantes. Primeiro, o centro de massa de uma vassoura é bastante baixo. Muito mais perto do chão do que muitas pessoas estimam. Como a parte “pincéis” fica na parte inferior e maior que a alça, o centro de massa é baixo. […]

Há outra coisa que provavelmente é importante. As escovas dobram e agem como uma força restauradora do tipo elástico. Isso significa que você não precisa equilibrar EXATAMENTE. Você apenas tem que estar estável.

Trocando em miúdos: não tem nada de rotação da Terra. O truque para deixar a vassoura em pé está apenas em achar uma posição em que ela fique em equilíbrio. O resto do trabalho é feito pelas cerdas macias do utensílio.

Resumindo: a história que aponta que a Nasa falou que as vassouras mundo afora estão ficando em pé por causa de questões de equilíbrio na Terra é falsa. As imagens que circulam online são reais, mas a explicação é muito mais simples do que aparenta.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2UyyDRF