Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Ciência > Se você colocar um sapo na água fria e ir esquentando, ele não vai fugir #boato

Se você colocar um sapo na água fria e ir esquentando, ele não vai fugir #boato

Se você colocar um sapo na água fria e ir esquentando, ele não vai fugir, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – Se você colocar um sapo em uma panela de água fria e ir esquentando aos poucos, ele não vai fugir e vai morrer.

Mensagens com “lições de moral” se espalham aos montes na internet. Detalhe: nem sempre essas mensagens são baseadas em informações reais. É o caso da história de hoje, que aponta para uma suposta reação biológica dos sapos.

De acordo com um texto que circula online, se você colocar um sapo na água fria e ir aquecendo, ele não iria pular de fora da panela. Leia a transcrição de uma das mensagens que está circulando online:

Se você colocar um sapo uma água fervendo, ele vai pular imediatamente. O contrário acontece se você colocar ele numa água fria e for esquentando aquecendo essa água gradativamente.

Muito cuidado com situações e pessoas que se apresentam na sua vida como uma água fria, trazendo calmaria e vai aquecendo essa água gradativamente te cozinhando. Muito cuidado. Nem sempre as pessoas e as situações vão se apresentar como a água fervendo para você pular imediatamente caso isso venha te ferir. Muitas vezes ela vai vir e quase sempre ela vai via na água fria e na calmaria e nessas horas, você vai precisar ter a sagacidade pra se levantar e entender qual o melhor momento de você se retirar antes que você precise ser retitado

Análise da mensagem que circula online

Vídeo: é falso que Quiz do Pix dê R$ 150 para quem compartilhar no WhatsApp

Vimos o conteúdo mais recente em uma publicação no TikTok, mas a história já circulou em diversas redes sociais como o Facebook e também em sites e blogs. O conteúdo tem algumas características de fake news como o tom alarmista e a falta de citação de fontes confiáveis.

Ao olhar o conteúdo, temos algumas perguntas a se fazer. A primeira é se é fato que colocar o sapo na água fria e ir esquentando não o faz fugir. A segunda é se houve algum estudo comprovando isso. A terceira é se a mensagem faz algum sentido.

É fato que colocar o sapo na água fria e ir esquentando não o faz fugir?

Não é verdade. Apesar de a história ter caído na crendice popular online, não há comprovação de que isso seja verdade. Pelo contrário, há indícios de que a história surgiu por conta de uma experiência feita com sapos no passado.

Houve algum estudo comprovando isso?

Não há. O que houve foi uma experiência do fisiologista Friedrich Goltz no século XIX. Porém, a experiência foi feita em condições especiais. Mais do que isso: biólogos, zoologistas e outros cientistas refutaram a hipótese em questão.

A mensagem sobre o sapo faz algum sentido?

Apesar da pobreza da mensagem (vamos convir que auto ajuda muitas vezes se utiliza de “filosofia de boteco”) e da premissa errada, é importante tomarmos cuidado com algumas pessoas. Também é importante se cuidar com quem compartilha informações falsas.

Resumindo: é falso que sapos não saltam de panelas se você colocar na água fria e ir aquecendo. Apesar da mensagem que a acompanha, a premissa em questão não procede.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm