Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Ciência > Vídeo mostra momento em que raio atinge rio e causa explosão #boato

Vídeo mostra momento em que raio atinge rio e causa explosão #boato

Boato – Raio atinge leito de rio no momento de gravação. Descarga elétrica causou explosão e intrigou internautas em redes sociais. 

Fenômenos da natureza sempre causam grande espanto e curiosidade, principalmente quando são capturados por câmeras à espreita e viralizam na rede.

Nos últimos dias, um suposto vídeo, mostrando o exato momento em que uma descarga elétrica atinge um rio, causou espanto nas redes sociais. Só no Facebook, em três dias, o vídeo chegou a ser compartilhado 150 mil vezes. Confira:

Momento em que um Raio atinge o rio. Que visão! Cara, eu nunca tinha visto raio caindo na beira de rio. É impressionante. Ferveu o barro do fundo do rio.  

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Raio atingiu o rio e causou a explosão?

Se você ficou surpreso com o vídeo e acreditou que uma descarga elétrica foi responsável pela explosão, vou precisar te desapontar. Apesar de o vídeo ser verdadeiro, não foi isso que aconteceu. E a gente te explica o porquê!

Para começo de história, se você reparar o exato momento em que o suposto raio atinge o rio, vai perceber que a tal descarga elétrica veio do chão e não do céu. E isso tem uma explicação bem simples: não se trata de um raio, mas sim de uma explosão calculada.

O vídeo original foi publicado no canal da empresa de engenharia finlandesa Rannikon Merityö, em 2012. A empresa é especialista em escavação subaquática, construção de docas e cais e reabilitação e dragagem de lagos, rios e praias. Ou seja, explosões calculadas fazem parte do trabalho da companhia.

E se você ainda tem dúvidas, o site Snopes também já desmentiu a história toda. De acordo com o site norte-americano de fact-checking, explosões em rios são comuns nos Estados Unidos.

Sendo assim, a história do raio não passou de boato para impressionar os mais curiosos por fenômenos ou catástrofes naturais. Mentira desvendada que viralizou na internet rapidamente.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de Roberto Pazini, F. Silva e de diversos leitores via Whatsapp, se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e Whatsapp no telefone (61) 99331-6821.