Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Ciência > Premissa que fala sobre “formigas pretas” e “formigas vermelhas” não procede

Premissa que fala sobre “formigas pretas” e “formigas vermelhas” não procede

Se você colocar 100 formigas pretas e 100 formigas vermelhas em um pote, nada vai acontecer, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Se você colocar 100 formigas pretas e 100 formigas de vermelhas em um pote, nada acontecerá, mas se você pegar o pote e sacudir as formigas vão começar a se matar.

Análise

A internet é mesmo um lugar curioso, onde nada se perde, nada se cria e tudo se transforma. As fakes news estão aí para comprovar essa premissa. Nos últimos dias, uma história antiga sobre formigas pretas e vermelhas viralizou nas redes sociais.

O texto explica que se você colocar 100 formigas pretas e 100 vermelhas em um pote, nada acontecerá, mas se você pegar o recipiente e sacudir as formigas vão começar a se matar. Em outras versões, são feitas comparações esdrúxulas sobre o comportamente humano entre negros e brancos, homens e mulheres, esquerda e direita, e assim por diante, além de atribuir os créditos do texto à Kurt Vonnegut. Leia a íntegra das mensagens:

Vídeo: é falso que Sadia esteja dando prêmios para quem compartilhar no WhatsApp

Versão 1: Você sabia que se colocar 100 formigas pretas e 100 formigas vermelhas num pote, nada vai acontecer? Mas se você chacoalhar bem esse pote, as formigas começam a se matar. As vermelhas acreditam que as pretas são suas inimigas, porém o verdadeiro inimigo é aquele que está chacoalhando o pote. O mesmo acontece na sociedade humana. Então, antes de atacar um ao outro, a gente deve pensar sobre quem está “chacoalhando o pote”. Crédito: Kurt Vonnegut

Versão 2: Se você coletar 100 formigas pretas e 100 formigas vermelhas e colocá-las em uma jarra de vidro, nada acontecerá. Mas se você pegar o pote, sacudir violentamente e deixar sobre a mesa, as formigas vão começar a se matar. Os vermelhos pensam que os negros são os inimigos, enquanto os negros acreditam que os vermelhos são os inimigos. O verdadeiro inimigo é quem sacode a jarra. O mesmo vale para a sociedade. Homem e mulher; Esquerda e direita; Rico e pobre; Fé e Ciência; Jovem e velho. Antes de brigarmos, deveríamos nos perguntar: quem sacudiu a jarra? ” cotação

Checagem

A publicação ganhou fama devido às reflexões sobre manipulação e conflitos, mas biologicamente deixa a desejar. Por isso, vamos explicar o conteúdo respondendo algumas questões, são elas: 1) Se você colocar 100 formigas pretas e 100 vermelhas em um pote elas não vão brigar? 2) Quem é o autor do texto que fala das 100 formigas vermelhas e 100 pretas? 3) O texto faz sentido?

Se você colocar 100 formigas pretas e 100  vermelhas em um pote elas não vão brigar?

O resultado não é bem esse. Mas, antes de explicar o porquê, saiba que essa fake news é antiga e já circulou em outros idiomas. Também chegou a ser atribuída ao ambientalista britânico, David Attenborough. O apresentador e roteirista é conhecido mundialmente por seus documentários sobre a natureza e a vida selvagem.

Em 2021, a agência de checagem da AFP verificou o conteúdo e, segundo o jurídico de Attenborough, o conteúdo não é de sua autoria. A agência também apontou algumas inconsistências na afirmação, já que independente de agitar o frasco com as duas espécies de formigas, elas seriam agressivas seu comportamento natural. O mesmo texto foi desmentido no Snopes e no Full Fact.

Quem é o autor do texto que fala das 100 formigas vermelhas e 100 pretas?

Já sabemos que David Attenborough não é o autor. Em uma das versões, a publicação atribui o texto à Kurt Vonnegut. Pois bem, o Snopes apontou que a citação pode ter sido inspirada em um livro de romance do autor Kurt Vonnegut. Confira no trecho:

“Não consigo lembrar o que Frank lutou no pote naquele dia, mas lembro de outras brigas de insetos que realizamos mais tarde: um besouro-veado contra cem formigas vermelhas, uma centopéia contra três aranhas, formigas vermelhas contra formigas pretas. Eles não vão brigar a menos que você continue sacudindo o pote. E era isso que Frank estava fazendo, sacudindo, sacudindo o pote”.

O texto faz sentido?

Cientificamente não, mas se considerarmos que se trata de uma fábula, pode fazer mais sentido, visto que, de fato, situações de estresse extremo podem causar mais tensão e gerar conflitos ou que a manipulação de fatores externos intencionalmente pode causar conflitos entre grupos. Ou não. A interpretação é livre e cada um atribui o significado que entende.

Conclusão

Fake news ❌

É falso a afirmação que se você colocar 100 formigas pretas e 100 vermelhas em um pote, nada vai acontecer. Elas vão, no mínimo, se atacarem já que se trata de um fenômeno natural que ocorre tanto dentro da mesma espécie como entre espécies diferentes.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).