Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Ciência > Peixe-gorila é flagrado após ter sido pescado no Caribe ou na Argélia #boato

Peixe-gorila é flagrado após ter sido pescado no Caribe ou na Argélia #boato

Peixe-gorila é flagrado após ter sido pescado no Caribe ou na Argélia, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Foto mostra o peixe-gorila que foi pescado no mar do Caribe ou na Argélia ou, ainda, em Angola.

As ferramentas de inteligência artificial estão fazendo com que muitas tarefas sejam, encurtadas. O que pode ser útil para muitas coisas, também pode ser útil para tarefas não lá muito nobres. É o caso da história de hoje, que mostra o que seria uma “criatura incrível” encontrada no mar (quiçá, em um rio).

O “bicho” seria um “peixe-gorila” e, basicamente, seria um peixe gigante com um rosto de um gorila. Na imagem, ainda, um homem (que seria o suposto pescador) está o carregando. Há versões da história que falam que o animal foi pego no Caribe. Há versões que apontam que o caso ocorreu na Argélia. Há ainda, teses que apontam que o peixe-gorila é de Angola. Leia algumas das mensagens:

Versão 1: Foto de homem com um peixe estranho viraliza na internet. Suposto peixe-gorila teria sido encontrado no Caribe Versão 2: IRREFUTÁVEL O peixe  gorila é uma prova importante da teoria do evolucionismo. Versão 3: Peixe para o próprio calulú. Peixe que apanhamos hoje na ilha do Mussulu.

Peixe-gorila é flagrado após ter sido pescado no Caribe ou na Argélia?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

As imagens se espalharam com muita força em diversos países e em todas as versões. Porém, é falso que exista uma espécie chamada “peixe-gorila” e é falso que a foto em questão seja real.

O fato de ferramentas de inteligência artificial como o Midjourney possibilitarem a criação de fotos automatizadas nos força a redobrar o cuidado ao recebermos imagens como essa.

Mesmo sendo difícil checar da “forma tradicional” como, por exemplo, buscando a fonte da imagem (uma marca d’água ou um registro da imagem no servidor do site que gerou a imagem ajudaria), é possível observar alguns detalhes absurdos.

Para começar, o peixe-gorila é de um tamanho tão grande que seria impossível um pescador (por mais forte que seja), o carregar com firmeza. Não bastasse isso, há uma marca que temos percebido em quase todas imagens criadas por inteligência artificial: uma iluminação estilo “wing light” no rosto do “gorila” e do pescador.

Há um terceiro detalhe que entrega a fonte: tanto a barbatana do peixe como os dedos do pescador estão dispostos de uma forma não-natural. O dedo indicador do pé, por exemplo, é tão grosso como o “dedão”.

Para completar, há um elemento que ajuda a entregar a farsa em questão: o fator álibi. Não existe na natureza qualquer animal com corpo de peixe e rosto de gorila. E se houvesse, teríamos muito mais do que a mesma foto. No mínimo, o cidadão que pescou o bicho ficaria famoso em seu país.

Resumindo: por estes elementos podemos dizer que é falsa a informação que aponta que foi pescado um “peixe-gorila” em algum país aleatório no mundo. A foto não é real (tudo indica ter sido criada por inteligência artificial) e a história não é nem um pouquinho (mesmo) crível.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm
Marcações: