Saturno passará raspando pela Terra #boato

Periodicamente, sites de notícias falsas geram alguns notícias que viram febre na internet. Aqui no Boatos.org já desmentimos notícias vindas do site Joselito Muller (como a que falava do Memorial do Funk), Diário Pernambucano (como a da brincadeira que virou tragédia em prédio do Recife) e do Jornal VDD (como a da overdose de maconha no Colorado). A bola da vez é o site G17.

No início de dezembro o site postou a informação de que o planeta Saturno passaria “raspando” na Terra dentro de seis meses. A notícia apontou que o planeta poderia ser visto de todo o Brasil no período da tarde. Leia o que diz o texto:

Saturno passará raspando na Terra e poderá ser visto de todo o Brasil.Planeta que possui Anel ficará bem próximo da Terra dentro de seis meses; saiba maisO planeta Saturno, aquele que possui um anel em sua volta, se aproximará da Terra e poderá ser visto de qualquer ponto do mundo, inclusive do Brasil, sempre no periodo da tarde, é o que confirma a Agencia Espacial Americana.

A matéria também cita que informações da Nasa dão conta de que a aproximação de Saturno não acarreta problemas com a Terra segundo Sebastian Smith, mas que o Pastor Richard da igreja God is Ten Percent já falou que o diabo estaria empurrando Saturno contra a Terra. O planeta poderia ser visto por dois anos a olho nu.

Apesar de o site ser de notícias falsas, a matéria se espalhou como verdadeira pela internet. Mas, repetindo, o G17 é um portal humorístico. No rodapé da página inicial há a seguinte mensagem:

Fique atento – G17 é um site de humor que faz sátira dos portais de notícias! Publicamos sátiras e notícias humorísticas fantasiosas, fictícias, que não devem ser levadas a sério ou servir como fonte de informação!

Em relação à imagem, ela foi tirada de um vídeo que apontava “o que aconteceria se outros planetas estivessem à distância que a lua está da Terra”. Confira a matéria do Huffington Post que fala sobre o assunto.

Ou seja, isso significa que não existe igreja God is Ten Percent, nem Sebastian Smith e, como pode se imaginar, Saturno não vai passar raspando pela Terra. Tudo não passa de uma notícia falsa.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)