Nasa confirma catástrofe no Brasil e faz alerta de tsunami #boato

Boato – A Nasa confirmou que catástrofe irá acontecer no Brasil e faz um alerta para os próximos dias para um tsunami no país.

Normalmente, uma das menores preocupações dos brasileiros são os desastres naturais. Como o Brasil não está em nenhuma falha de placa tectônica e não está na rota dos furacões, a gente deixa para esquentar a cabeça com tantos outros problemas. Porém, a gente acaba levando alguns sustos de vez em quando.

O último desses sustos aconteceu após a passagem do fenômeno que está sendo chamado de “tsunami meteorológico” (que, na realidade não é um tsunami em si) que aconteceu no Sul de Santa Catarina. E, com o alerta ligado, algumas pessoas estão assustadas com uma notícia que circula online.

A matéria, publicada em um blog, diz que a Agência Espacial Norte-Americana (NASA) confirmou que uma catástrofe deve acontecer no Brasil nos próximos dias. De acordo com o texto, um megatsunami deve acontecer por aqui. Leia:

Nasa confirma catástrofe no Brasil e faz alerta para últimos dias… Todos os anos, nos deparamos com notícias de novos furacões, tornados, terremotos e outros desastres naturais atingindo o mundo. Embora algumas áreas sejam afetadas com mais freqüência por estas catástrofes naturais do que outras, a maioria das pessoas teme condições meteorológicas extremas – aqui no Brasil

Desde 2001, que cientistas alertam que uma futura erupção do instável Vulcão Cumpre Veja em La Palma (uma ilha das Ilhas Canárias) poderia causar um imenso deslizamento de terra para dentro do mar. Nesse potencial deslizamento de terra, a metade oeste da ilha (pesando provavelmente 500 bilhões de toneladas) iria catastroficamente deslizar para dentro do oceano.

Esse deslizamento causaria uma megatsunami de cem metros que devastaria a costa da África noroeste, com uma tsunami de trinta a cinqüenta metros alcançando a costa leste da América do Norte muitas horas depois, causando devastação costeira em massa e a morte de prováveis milhões de pessoas.

Nasa confirmou catástrofe no Brasil e fez alerta de tsunami?

Vídeo explica quais são as chances de um tsunami ocorrer no Brasil. Confira!

É claro que o texto circulou muito pela internet. Mas será mesmo que a Nasa fez um alerta sobre o Brasil e fala em “últimos dias”? A resposta é não. Para você entender o caso, vamos aos fatos.

Ao clicar no link, muito viralizado no Facebook, percebemos, de cara, que o texto da matéria não condiz com o título. Enquanto o título fala em Nasa, o texto fala no risco de tsunami no Brasil por causa de uma placa tectônica na Espanha. A única menção à agência é no último parágrafo em um aviso que o texto foi cedido por “Willian Balduin”, da Nasa.

Aliás, resolvemos procurar pelo tal Willian e, como era de se esperar, não encontramos nenhuma referência sobre o assunto. O máximo que encontramos foi o ator William Baldwin que, até onde sabemos, não tem um segundo emprego na Nasa.

A nossa experiência em caçar boatos mostra que é comum textos serem “reaproveitados” para serem colocados com títulos que não tem nada a ver com o assunto. Mas só para checar, tentamos ver se a Nasa publicou algo. E, como imaginávamos, a resposta foi não.

Ok. Já sabemos que a Nasa não emitiu tal alerta. Mas em relação ao tsunami no Brasil? Pois bem, como explicamos neste texto, é fato que existe uma placa tectônica que poderia trazer algum risco do fenômeno acontecer no Brasil. Mas, antes de ficar apavorado, saiba de duas coisas.

A primeira é que é difícil mensurar qual seria a força que a onda poderia chegar no Brasil. Isso dependeria da força da erupção. Ou seja, mesmo que o vulcão entre em erupção, o tsunami não é certo. O segundo é que o fenômeno deve acontecer em até 10 mil anos. Acredito que não estaremos aqui para ver este tsunami.

Resumindo: a Nasa não fez alerta algum sobre catástrofe no Brasil. Tudo não passa de um boato que circula na internet. Quanto ao tal tsunami de La Palma, ele deve demorar muito para acontecer.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão dos leitores Manoela Pessoa, Sérgio Saraiva, Melissa Freitas e Michelle Fukuda. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato pelo siteFacebook ou envie uma mensagem para o número (61) 99331-6821 no WhatsApp.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)