Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Ciência > Missão indiana Chandrayaan divulga fotos incríveis da Terra tiradas do espaço #boato

Missão indiana Chandrayaan divulga fotos incríveis da Terra tiradas do espaço #boato

Missão indiana Chandrayaan divulga fotos incríveis da Terra tiradas do espaço, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Após lançar o orbitador Vikram à Lua, em 22 de julho, a missão indiana Chandrayaan conseguiu divulgar fotos incríveis da Terra tiradas do espaço. As imagens são lindas!

Enquanto os Estados Unidos comemoravam os 50 anos da chegada à Lua, há poucas semanas, a Índia deu mais um passo em seu programa de exploração lunar.

No dia 22 de julho, o país lançou o orbitador Vikram ao espaço, em sua missão Chandrayaan-2, com o intuito de terminar o trabalho do da sua “irmã mais velha”, Chandrayaan-1, que descobriu que havia a presença de gelo na Lua.

A Chandrayaan-2 terá a missão de estudar as regiões polares no sul da Lua, considerado um local de difícil acesso, mas, desta vez, pousando o jipe Pragyan em sua superfície. Após o lançamento do projeto, começou a circular na internet uma publicação que dá conta que a missão indiana Chandrayaan teria divulgado fotos incríveis da Terra tiradas do espaço.

As imagens postadas nas redes sociais – cinco, ao todo – são mesmo lindas, mostrando o planeta como se estivesse sendo visto do Universo, envolto por nuvens, em alto-relevo,com pontos de gelo e até com vulcão em erupção. Veja abaixo o texto da postagem que está sendo compartilhada entre os internautas, especialmente os fãs de astronomia: “Incríveis fotos do planeta Terra tiradas pela missão indiana Chandrayaan realizada na Lua #ProtejaOPlanetaTerra#NossoLar”, diz o texto.

Missão indiana Chandrayaan divulga fotos incríveis da Terra tiradas do espaço?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

É claro que imagens tão perfeitas, que mostram detalhes do planeta Terra visto diretamente do espaço, ganhariam vários likes nas redes sociais e viralizariam entre os amantes de astronomia. Mas será que elas realmente foram tiradas na missão indiana Chandrayaan-2? A resposta é NÃO! E nós te provamos o porquê a partir de alguns fatos.

O primeiro deles é que, apesar de a missão ser real, alguns detalhes chamam a atenção e causam estranheza ao observarmos as imagens, principalmente porque elas não parecem reais, e sim, animações. E essa hipótese vira algo que pode ser facilmente percebido ao buscarmos pelas imagens na internet.

Inclusive, na própria Índia, essa história foi desmentida pelo serviço de Fact-Checking, do jornal Indian Today, como você pode ver aqui nesse link. No site, você consegue encontrar respostas para cada uma das cinco fotos que estão sendo compartilhadas online.

A que mostra o vulcão em erupção, por exemplo, se trata, na realidade, de uma imagem tirada de uma grande pluma de fumaça, vapor e cinzas em erupção do vulcão Sarychev nas Ilhas Curilas, na Rússia. A imagem foi registrada por astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), e não pelos que estavam na missão Chandrayaan-2. Veja aqui imagem divulgada pela NASA no jornal The Telegraph.

Enquanto isso, a imagem que mostra a Terra envolta por nuvens e em alto-relevo é, na verdade, um vídeo de animação tirado do site Shutterstock, postado com o título de “O voo sobre a Terra da manhã”. (veja aqui).

Já a imagem com a Terra iluminada ao seu redor está no site da NASA e foi tirada em março de 2007 (veja aqui também). Outra foto que está sendo compartilhada e que também pertence à agência espacial é a que mostra os pontos de gelo, que, na realidade, se tratam do Ártico e da Antártida, clicadas em setembro de 2005 (veja nesse link).

As demais imagens atribuídas à missão indiana Chandrayaan-2, mas não que não têm nenhuma relação com o projeto, podem ser encontradas no Pinterest, como você pode ver aquiaqui e aqui.

Por último, outro fato que nos levou a acreditar que as tais fotos incríveis da Terra tiradas do espaço não têm a ver com a estação especial indiana é que nós vimos as reais fotos divulgadas pela Chandrayaan-2 no Twitter (veja aqui), que também são lindas, mas não são as que estão sendo compartilhadas online.

Resumindo: As tais fotos incríveis da Terra tiradas do espaço que estão rodando as redes sociais não foram divulgadas pela missão indiana Chandrayaan-2. Algumas imagens pertencem à NASA e foram tiradas anos atrás. Outras se tratam de animações encontradas em sites de banco de imagens e vídeos. Além disso, a própria estação indiana chegou a divulgar as fotos que tiraram no espaço em seu perfil no Twitter, mas não são as mesmas que estão sendo compartilhadas. Ou seja, não dá para acreditar em tudo o que vemos na internet!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.