Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Ciência > Listas de cidades que vão afundar ou serem destruídas em 2024 não fazem o menor sentido

Listas de cidades que vão afundar ou serem destruídas em 2024 não fazem o menor sentido

Lista de cidades brasileiras que vão ser engolidas pelo mar, afundar ou serem destruídas em 2024, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – Há uma lista de cidades brasileiras que vão ser engolidas pelo mar, afundar ou serem destruídas em 2024.

Análise

As enchentes no Rio Grande geraram uma preocupação extra em relação à questão climática. Em meio a isso, começaram circular na internet uma série de postagens, no mínimo, catastróficas.

As publicações apontavam para uma “lista de cidades que serão destruídas em 2024”. Em alguns casos, é dito que elas iriam afundar. Em outros, elas seriam engolidas pelo mar. Há, ainda, a “destruição genérica”.

Vídeo: é falso que Sadia esteja dando prêmios para quem compartilhar no WhatsApp

“Cidades que vão ser engolidas pelo mar?”, diz uma das mensagens que circulam online. “CIDADES QUE VÃO AFUNDAR EM 2024”, aponta outra. Na lista das cidades estão locais como Guarujá, Aracaju, Fortaleza e Uberlândia.

Checagem

O conteúdo teve milhões (em alguns casos) de visualizações. Por isso, estamos aqui para realizar a checagem do conteúdo respondendo a algumas questões. São elas: 1) As listas de cidades que vão ser engolidas pelo mar, vão afundar e vão ser destruídas são reais? 2) Há cidades nas condições citadas nos vídeos? 3) Como os vídeos em questão foram produzidos?

As listas de cidades que vão ser engolidas pelo mar, vão afundar e vão ser destruídas são reais?

Não. Ao analisar o conteúdo em questão podemos dizer que ele é, no mínimo, nada científico. Não consta nenhuma citação de fonte confiável que aponte para as tais “cidades que vão ser destruídas”. Além disso, o tal anúncio não tem muita lógica.

Há cidades nas condições citadas nos vídeos?

Vamos racionar: se houvesse, de fato, uma lista de cidades que seriam afundadas, destruídas ou outra coisa do tipo, logicamente, haveria um trabalho de prevenção para minimizar prejuízos e, principalmente, perda de vidas.

Até mesmo os municípios mais afetados pelas chuvas no Rio Grande do Sul não podem ser considerados como “destruídos”, “afundados” e engolidos pelo mar. Tratam-se de casos extremos, mas mesmo assim, mais leves do que o descrito no vídeo.

Como os vídeos em questão foram produzidos?

Pelo que vimos, os vídeos foram produzidos com o uso de ferramentas de inteligência artificial. Até mesmo a lista parece ter sido produzida pelo Chat GPT. E, claro, sem nenhuma fundamentação na realidade.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que haja uma lista de cidades que vão ser destruídas. Se os conteúdos que circulam pelo TikTok fossem reais, algum tipo de medida preventiva já teria sido tomada. Não entre em pânico e não ligue para a balela.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).