Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Ciência > Governo vai acabar com a plataforma Lattes, do CNPq, depois da semana santa #boato

Governo vai acabar com a plataforma Lattes, do CNPq, depois da semana santa #boato

Boato – Após semana santa, governo federal vai extinguir a plataforma Lattes, do CNPq, e pesquisadores devem salvar versão do currículo em PDF. 

Quem trabalha com pesquisa sabe a importância da plataforma Lattes, do CNPq, para a busca de profissionais e referências para trabalhos acadêmicos. Na plataforma Lattes, você pode publicar seu currículo acadêmico, informar sobre sua área de pesquisa e trabalhos desenvolvidos até o momento.

Há até quem abomine o currículo Lattes, uma vez que o processo de atualização é todo manual (e a cada evento ou publicação, é necessário atualizar a plataforma). Apesar dos pesares, muitos pesquisadores foram pegos de surpresa neste final de semana.

De acordo com publicações que começaram a viralizar na internet, o governo federal está prestes a extinguir a plataforma Lattes. Segundo a história, isso deve acontecer após a “semana santa”. Por conta disso, diversos pesquisadores estão aconselhando colegas a salvarem uma versão do currículo. Confira:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

“Na UFBA desde ontem está rolando uma conversa de que o governo irá extinguir a plataforma Lattes, logo após a Semana Santa. Sugiro a vocês salvarem uma cópia em PDF, caso isso venha de fato acontecer por questões de segurança. Eles irão alegar que vão fazer reforma no site.[13/4 22:23] Sobre o lattes, tem fundamento a notícia. Há semanas tenho lido críticas à ele vindo do MEC. [13/4 22:23] Querem ficar invisíveis para a opinião pública e, simultaneamente, invisibilizar professores, pesquisadores e estudantes para justificar que não se faz ciência no Brasil!”.

Governo vai acabar com a plataforma Lattes, do CNPq, depois da semana santa?

A informação pegou muita gente de surpresa e causou verdadeiro frisson nas redes sociais entre os pesquisadores. E é óbvio que a informação também deixou muita gente em pânico. Mas o que pouca gente se perguntou é se realmente o governo federal vai extinguir a plataforma Lattes, do CNPq. Será? A resposta é não e os detalhes você confere a seguir.

Vamos lá! Para começo de história, as publicações seguem aquele velho roteiro de fake news na internet: são vagas (não dão mais detalhes sobre como isso vai acontecer, uma data específica etc), (muito) alarmistas e não citam fontes confiáveis.

Além disso, resolvemos procurar por mais informações sobre o assunto na internet, mas nada encontramos. Apenas identificamos textos muito parecidos em outras redes sociais ou em blogs menores (e não confiáveis). Em meio à confusão, o próprio CNPq precisou se pronunciar e desmentir a história. No site do órgão, o comunicado informa que não existe nenhum encaminhamento para extinguir a plataforma.

Em relação ao boato que tem circulado neste final de semana sobre uma suposta extinção da Plataforma Lattes, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) informa que não há nenhum encaminhamento para isso. Ao contrário, a Plataforma Lattes, que este ano completa 20 anos de criação com mais de 6 milhões de currículos cadastrados, tem ganhado cada vez mais reconhecimento e relevância, não só pela importância já consolidada para a comunidade científica, mas, também, pelos recentes aprimoramentos como a inclusão, nos currículos, de nome social, de projetos de ensino e data de nascimento ou adoção de filhos; além da integração com outras plataformas de Governo como o Banco de Talentos, que reúne o currículo dos servidores públicos federais para fins de seleção para cargos. Ressaltamos, ainda, que está em curso, em parceria com várias instituições, um Plano de Modernização da Plataforma Lattes, anunciado em dezembro de 2018.

Em resumo: a história que diz que o governo federal vai acabar com a plataforma Lattes após a semana santa é falsa! Além da informação ter surgido do nada, não existem fontes confiáveis que confirmem a notícia. Por fim, o próprio CNPq já desmentiu toda a história, informando, inclusive, que a plataforma deve passar por um processo de modernização em breve. Ou seja, a informação é apenas balela! Não compartilhe!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.