Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Ciência > Cura definitiva do câncer foi encontrada e estará disponível até o início de 2020 #boato

Cura definitiva do câncer foi encontrada e estará disponível até o início de 2020 #boato

Cura definitiva do câncer foi encontrada e estará disponível até o início de 2020, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Empresa afirma ter encontrado a cura definitiva do câncer e promete que ela estará disponível em até um ano. Vídeo anuncia descoberta. 

O câncer é uma doença que atinge milhares de pessoas ao redor do mundo. De acordo com a estimativa do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes (Inca), são esperados 600 mil novos casos da doença entre 2018 e 2019. Nas últimas semanas, o prefeito de São Paulo Bruno Covas foi diagnosticado com câncer no trato digestivo e precisou se submeter a sessões de quimioterapia, mostrando que o câncer pode atingir qualquer um.

Entretanto, parece que a humanidade tem motivos para comemorar a luta contra a doença. Segundo uma publicação que está circulando nas redes sociais, uma empresa israelense teria encontrado a cura do câncer. De acordo com uma reportagem que acompanha a publicação, a cura definitiva para o câncer estaria disponível em até um ano para as pessoas, com preço acessível e poucos efeitos colaterais. Ainda segundo as imagens, proteínas específicas seriam injetadas nos pacientes e elas começariam a atacar as células cancerígenas. Confira:

Versão 1: “Cura definitiva do Câncer”. Versão 2: “Empresa de Israel,faz anúncio da descoberta da cura do câncer e que tratamento estará disponivel a todos em um ano!”. Versão 3: “Uma empresa israelense afirma ter encontrado a cura definitiva para o câncer. Além disso, os israelenses pretendem colocar o método em prático no prazo de um ano”.

Cura definitiva do câncer foi encontrada e estará disponível até o início de 2020?

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

A informação deu esperanças às pessoas, especialmente àquelas que já vêm enfrentando a luta contra o câncer. Mas será que essa história de que uma empresa israelense teria achado a cura definitiva do câncer é real? Pelo menos por enquanto tudo aponta para um boato.

A informação trouxe alegria a muita gente. Porém, parece que nem a cura do câncer foi descoberta e muito menos será anunciada em um ano. Para explicar essa história, precisamos voltar no tempo e recuperar algumas informações. Tudo começou em janeiro de 2019, quando um pequeno grupo de cientistas israelenses anunciou que havia conseguido resultados consistentes sobre uma possível cura do câncer. Na época, o grupo de cientistas afirmou que eles acreditavam ter encontrado uma cura definitiva para o câncer.

Depois da primeira reportagem, a informação viralizou. A notícia chegou aos Estados Unidos e começou a ser amplamente divulgada, chegando até o Brasil. Entretanto, não demorou muito para toda essa história de cura mostrar que as coisas não eram bem assim. Diversos veículos de comunicação começaram a publicar reportagens que contestam a afirmação da empresa. De acordo com uma notícia da Forbes, a empresa não apresentou provas de que a cura realmente estivesse próxima.

Até um site brasileiro especializado na doença pediu calma. De acordo com os pesquisadores ouvidos pelo veículo, a empresa israelense apenas realizou experimentos in vitro ou em camundongos. Além disso, a equipe ainda não publicou nenhum artigo científico a respeito da descoberta (onde pares poderiam avaliar a metodologia e a importância dos resultados).

Pois bem, quase um ano depois, não temos nada concreto em relação à suposta cura. Vale ressaltar que o próprio vídeo usado nas publicações foi mostrado de uma forma distorcida e equivocada. Ele foi cortado. Na versão completa, é possível ver que um especialista da área da saúde coloca os pés de todo mundo no chão. Nas imagens, o especialista alerta que o estudo do grupo israelense precisa de validação.

Em resumo: a história que diz que uma empresa israelense encontrou a cura do câncer é falsa! A pesquisa conduzida pelo grupo de israelenses apenas fez testes in vitro e em camundongos. Além disso, os resultados não foram publicados em revistas científicas, onde pares podem avaliar a metodologia e também os resultados encontrados. Ao que parece, nem a cura do câncer foi encontrada ainda e, infelizmente, muito menos ela estará disponível no início de 2020.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2sBNWx4