Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Ciência > Colocar dipirona líquida no tanque do carro ou da moto não ajuda a economizar gasolina, como aponta história

Colocar dipirona líquida no tanque do carro ou da moto não ajuda a economizar gasolina, como aponta história

Colocar dipirona no tanque do carro ou moto economiza gasolina, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – Vídeo afirma que usar dipirona líquida no tanque do carro ou da moto pode ajudar a economizar gasolina durante o mês

  Análise

Não faz muito que os brasileiros donos de carros e motos sofriam com a alta do combustíveis, encontrando gasolina a mais de R$ 8 o litro nos postos de abastecimento. Mas parece que as coisas voltaram a normalizar e, atualmente, a média do litro está em torno de R$ 5,82.

Porém, há quem goste de economizar ainda sim. E de acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, a solução para a economia seria simples e barata. Segundo o vídeo que acompanha a história, bastaria colocar um vidro de dipirona líquida no tanque do carro ou da moto para ver a mágica acontecer. Ainda segundo o vídeo, a prática ajudaria a economizar gasolina de uma forma incrível. Confia:

Vídeo: é falso que Lula foi flagrado beijando Suzanne von Richtofhen

“Aí, galera, ó. Como fazer sua moto ficar mais econômica usando dipirona. Olha aqui quanto tá fazendo por litro: 3.8. Tá vendo? Aumentar a quilometragem dela, você desliga ela, abre aqui ó. Não é zueira não. Aqui ó, dipirona, ó. Um litro de dipirona, pode jogar tudo. Tá cheio ó. Mostra aí, tá cheio, ó. Pode jogar todo, ó. Filma aqui dentro. O tanque tá cheio também, olha lá. Tá vendo, ó. É um litro de dipirona. Ela não esquenta, entendeu? Não esquenta. Vai dar uns 35 por litro. 1 litro, pode jogar um vidrinho de dipirona todo, ó. Todo ó. 1 litro todinho. Dá uns 35 por litro e não esquenta o motor”.

O vídeo viralizou nas redes sociais, em especial, no Tik Tok e deixou muitos motoristas curiosos. Mas apesar disso, a história apresenta diversas características de fake news, como o caráter vago, alarmista, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis.

Com isso, separamos três perguntas para responder se essa história é uma boa ideia ou não: 1) De onde surgiu essa história de dipirona no tanque economizar gasolina? 2) Dipirona no tanque do carro ou da moto ajuda a economizar gasolina? 3) Colocar o medicamento na moto pode prejudicar?

Checagem

De onde surgiu essa história de dipirona no tanque economizar gasolina?

Do nada. Uma pessoa no Tik Tok apenas publicou o vídeo com a dica e deu como prova um relato pessoal. Em nenhum momento, a pessoa apresentou alguma explicação para o funcionamento da dica, porquê ela funcionaria ou como poderia funcionar. A pessoa apenas garantiu que a dica funcionaria (sem mais, nem menos). Ao procurar sobre o assunto na internet, não encontramos nenhuma ideia parecida.

Dipirona no tanque do carro ou da moto ajuda a economizar gasolina?

Não. Como mencionamos anteriormente, a pessoa que criou essa dica não deu nenhuma explicação (e só pode estar de piada). Além disso, não existe lógica alguma em colocar dipirona no tanque de gasolina. O medicamento não auxilia em nada (em relação ao combustível) e não existem evidências científicas de que ele possa ajudar a economizar gasolina. Se isso não bastasse, após o conteúdo do vídeo viralizar, outros vídeos em resposta ao uso da dipirona começaram a pipocar na internet. Mas dessa vez, o conteúdo era de humor e a recomendação era para que a dipirona fosse usada em pessoas e não nos carros.

Colocar o medicamento na moto pode prejudicar?

A quantidade indicada no vídeo é muito pequena para causar algum estrago imediato. Porém, caso a prática se torne constante, é possível que a dipirona cause dores de cabeça. Na composição da dipirona existe adoçante, água e fosfatos. A água pode causar problemas no motor do carro e da moto. Por não ser inflamável, uma vez que a água chega no motor, ela não consegue sair de lá. Já os fosfatos são insolúveis em álcool. Para quem não sabe, hoje a gasolina comum no Brasil possui adição de 27% de etanol (álcool). Com isso, ao passar do tempo, os fosfatos (que se transformam em cristais ou pó branco) podem se acumular no fundo do tanque de combustível e até chegar no motor, causando problemas.

Conclusão

Boato sem comprovação 👎

Usar dipirona líquida no tanque do carro ou da moto não ajuda a economizar gasolina. Não existem evidências científicas de que a dipirona consiga ajudar na economia do gasto do combustível. Além disso, a história surgiu do nada, sem nenhuma prova. Por fim, a dipirona possui em sua composição substâncias que podem desencadear problemas no tanque de combustível e também no motor do automóvel. Ou seja, caso você não queira ter dor de cabeça, é melhor só usar a dipirona para tratar casos de saúde.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm