Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Ciência > Astronauta diz que viu anjos no espaço e Nasa escondeu #boato

Astronauta diz que viu anjos no espaço e Nasa escondeu #boato

Boato – Em missão no espaço, astronauta ateu viu anjos voando em direção à Terra. Nasa tem escondido informações da imprensa.

Bem sabemos que religião e ciência têm suas desavenças. Por séculos, uma tem tentado desmentir a outra, cada qual a seu modo. Baseando-se na fé, as religiões fazem suas afirmações e as defendem em nome de Deus. A ciência, por sua vez, ‘doutrina’ mentes a partir de provas irrefutáveis até que novas descobertas as fazem deixar de ser.

E então, nessa guerra fria não declarada, assuntos que envolvem um pouco das duas coisas quase sempre entram para a lista dos prováveis boatos. É o caso da história do astronauta ateu que viu anjos no espaço durante uma missão da Nasa.

O caso da visão angelical está arrepiando fios de cabelo da nuca de crentes e rendendo postagens em vários blogs. Confira partes do texto:

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

‘CONHEÇA A HISTÓRIA DE MARK KELLY. O cientista Mark Kelly da estação espacial na estratosfera garante que viu anjos no espaço enquanto trabalhava ao lado de fora na manutenção de um satélite da NASA. 

“Foi nítido e claro, eles passaram perto de mim algo de 50 metros, na hora fiquei apavorado, pensei que estava tendo alucinações, eles estavam indo para a terra”.

Segundo ele divulgou no twitter que na época em que esteve lá em 05 de Junho de 2008 na missão STS-124 viu oito seres brancos que viajavam pelo espaço em direção a terra enquanto instalava câmeras de vídeo nas laterais do laboratório japonês Kibo. 

A Nasa cortou o twitter do  cientista e o proibiu de divulgar informação dessa natureza nas redes sociais. Mas essa semana ele voltou comentar com alguns amigos que realmente viu anjos no espaço. O jornal The Guardian publicou uma matéria sobre essa história que não está ganhando amplitude, pois a NASA não apresentou a câmera que estava com Mark no dia do acontecimento.

Mark Kelly era um cientista ateu que não acreditava em nada sobrenatural, mas depois dessa experiência ele não é mais o mesmo. Vive pensativo o tempo todo depois que retornou a terra, atualmente frequenta a Igreja.

“Se Deus não existe não sei, mas que eu ví anjos, eu ví e se tem anjos deve ter Deus, sim”, disse Mark Kelly […]’

O caso do astronauta ateu que viu anjos no espaço se espalhou bem rápido na internet. Só que é boato, nem se empolguem. Não há nenhuma fonte confiável de que essa história seja verdadeira. A suposta matéria sobre o assunto, publicada no jornal londrino The Guardian, simplesmente não existe (sintam-se a vontade para procurar).

O boato foi replicado em vários sites e causou sensação de veracidade por ter sido publicado no “Jornal Estado”. Acontece que o Jornal Estado que deu a notícia não tem nada a ver com o jornal paulista. Trata-se de um blog apenas, que na sua própria faixada já deixa suspeitas: ‘Compartilhem nossas notícias nas suas redes sociais para que seus amigos mantenham informados’.

Trata-se de um jornal sem corretores ortográficos, pelo jeito. E porque essa insistência para compartilhar o conteúdo nas redes sociais? Basta uma olhada em grandes portais como o Estadão e a Folha de S. Paulo para ver que não há esse tipo de apelo.

Por fim, mas não menos importante, o único link que realmente existe oferecido na notícia leva ao site americano Before Its News, um espaço de publicação compartilhada, ou seja, onde qualquer um pode postar o que quiser. Pior ainda, ele aparece com destaque em uma lista de sites de notícias fake.

A título de acréscimo jornalístico, a missão STS-124, realmente aconteceu. Mark Kelly de fato foi comandante da missão, é só o que sabemos. E que a ironia presente na história do astronauta ateu que viu anjos é muito recorrente nos nossos boatos de cada dia.