Asteroide vai se chocar com a Terra em fevereiro de 2017 #boato

Boato – Agora é sério! Mundo vai acabar após asteroide se chocar com a Terra no dia 16 de fevereiro de 2017. Previsão é do renomado astrônomo russo Dyomin Damir Zakharovich.

E lá vamos nós. Não foram poucas as vezes que o Boatos.org arregaçou as mangas e desmentiu boatos relacionados ao fim do mundo. Isso aconteceu em 2013, 2014, 2015 e 2016. Pois bem, 2017 chegou e mais uma “previsão” de fim do mundo assusta os terráqueos.

A última história aponta que um asteroide vai se chocar com a Terra no dia 16 de fevereiro de 2017. A notícia, que virou pauta em muito veículo de comunicação aqui no Brasil, dá conta que o astrônomo russo Dyomin Damir Zakharovich garante que o fim do mundo vai acontecer antes do carnaval. Leia:

Astrônomo afirma que asteroide catastrófico se chocará com a Terra em 16 de fevereiro

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:

Se inscreva no nosso canal no Youtube

Receba as nossas atualizações no grupo do WhatsApp (só postagens do administrador, não se preocupem): http://bit.ly/36nlVru

Confira o nosso Instagram:

Instagram

 O planeta pode estar com os dias contados. Ao menos, no entendimento do especialista em astronomia russo Dyomin Damir Zakharovich.

De acordo com ele, conforme publicação do jornal do Reino Unido, Daily Mail, o asteroide 2016WF9, descoberto no ano passado, não passará apenas nas proximidades da Terra, como afirma a NASA, mas sim, se chocará com o planeta, gerando um super tsunami, com chances reais de acabar com a civilização.

Asteroide vai se chocar com a Terra em fevereiro de 2017?

É claro que a história gerou preocupação em muitas pessoas. Mas será mesmo que é verdade a tese que aponta que um asteroide vai se chocar com a Terra no dia 16 de fevereiro de 2017? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Essa história surgiu após a Nasa divulgar, em 2016, que o asteroide WF9 (que tem de 500m a 1km) vai passar “perto” da Terra no dia 15 de fevereiro. O perto, de acordo com a Nasa, seria a 51 milhões de km.

Ainda no ano passado, o “dr. Zakharovich” teria afirmado que “está tudo errado”. De acordo com ele, o asteroide chegaria à Terra em 16 de fevereiro e passaria a “zero” daqui. Ou seja, se bateria.

À época, a história chegou a ser compartilhada em sites “profissionais” de teorias da conspiração (aqueles que falam em Illuminatis, Nova Ordem Mundial e Nibiru). Tudo ficaria apenas por lá se não fosse um detalhe: no dia 26 de janeiro, o tabloide britânico Daily Mail resolveu publicar a história.

Como tem muita gente que “se baseia” no Daily Mail para pautas, a história espalhou para os quatro cantos do mundo. Só faltou um detalhe: checar um pouco mais as informações.

Tentamos buscar mais informações sobre o tal astrônomo. Por incrível que pareça, não achamos nenhum grande estudo dele no Google Acadêmico ou mesmo qualquer informação relevante antes da “grande revelação”. Ou seja, ou Dyomin Damir Zakharovich não existe ou ele não tem a mínima autoridade no meio científico. Como acreditar no cálculo dele então?

Para além disso, a Nasa reiterou que o tal asteroide não apresenta riscos para a vida da Terra. Neste artigo, a Agência diz o seguinte: “

A trajetória do 2016 WF9 está bem compreendida e o objeto não é um risco para a Terra no futuro”.

Sendo assim, pode programar o que você vai fazer no carnaval. A história que aponta que o WF9, asteroide com nome de “centroavante matador”, vai se chocar com a Terra e matar a todos é falsa. Não passa de uma teoria da conspiração publicada por alguém que sequer tem registros de trabalhos acadêmicos.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de Kelly Santos, Marília Silva e de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tem ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

13 comentários em “Asteroide vai se chocar com a Terra em fevereiro de 2017 #boato

  • 02/02/2017 em 15:35
    Permalink

    Sério…Tbm não acredito…Mas por Deus com tanta selvageria.. ganância… desigualdade e desamor dos seres humanos deveria ser possível né???

  • 02/02/2017 em 05:09
    Permalink

    Desde criança escuto a mesma ladainha de final do mundo, falta ocupação pra muita gente, se acontecer o final do mundo o que duvido muito, nem saberemos, vai acabar tudo e ponto final, isso é lenda urbana…

  • 01/02/2017 em 19:29
    Permalink

    Bem no dia do meu PIS? Aff…

  • 01/02/2017 em 15:51
    Permalink

    Legal a matéria, mas não sejam tão inocentes assim, pois acham mesmo que a nasa divulgaria abertamente
    um choque desse porte a nivel público ? Jamais !!!

    • 02/02/2017 em 23:39
      Permalink

      Inocência é acreditar que a Nasa detém o monopólio da pesquisa e exploração do espaço. Há outras agências, universidades, centros de pesquisa e milhares de astrônomos amadores que vasculham o céu o tempo todo. Até mesmo no Brasil, tem o Instituto SONEAR que procura asteroides próximos à Terra.

  • 31/01/2017 em 21:43
    Permalink

    Bem q poderia acontecer mesmo pois o mundo precisa de uma reciclagem e vim uma outra espécie + evoluida onde as pessoas realmente se amam onde a fidelidade e a honestidade realmente exista (+ não o próprio blog diz antes do carnaval ou seja preocupados com carnaval festa dá carne onde a putaria corre solta onde existe um número de infelidade e traições altas isso é uma vergonha por acabarem com os valores familiar bom demais q acontece desse Asteroide caindo na terra só assim a terra fica limpa desses humanos q passaram séculos e séculos sujando esse lindo planeta terra

  • 30/01/2017 em 11:10
    Permalink

    Nunca vi julgar os conhecimentos de uma pessoa pelos artigos publicados por ela no google academics, newton não publicou nada no google academics e quem ele é hoje?

    • 01/02/2017 em 19:34
      Permalink

      Um Homem Morto…

  • 29/01/2017 em 22:34
    Permalink

    E você acha que tivesse chances de ocorrer a NASA ia Falar???
    Santa iggnorancia EDGARD , Que ser o real dos fatos SENDO QUE O MUNDO É CLARAMENTE Manipulado
    Por a MIDIA E pela MARCA.

    A MARCA MANIPULA A MIDIA E A MIDIA MANIPULA A MASSA e chega um site de bosta deste quero TAMPAR O SOL COM A PENSNEIRA.

    Saia da Matrix não assista tv e muito menos consulte site babacas que querem OCULTAR O incultavel …

    Sem Mais

    Alessandro Schramm

    • 01/02/2017 em 11:12
      Permalink

      Antes de mais nada quero dizer que o senhor Alessandro Schramm é um doente lunático!
      Em primeiro lugar: a NASA não é a única agência espacial que existe no mundo, existem outras de diversos outros países que estudam os céus (se a NASA estivesse escondendo algo outras agências estariam estudando isso também é ouviriamos mais sobre esse assunto).
      Em segundo lugar (para o senhor Alisson que escreveu um comentário dia 30), na época de Newton não existia Google academics, mas existiam livros e outros métodos de publicar uma teoria e uma descoberta se não tu não saberias quem é Newton hoje em dia. No Google sobre esse astrônomo só encontramos teorias conspiratórias, apenas.
      Em terceiro lugar senhor Alexandre a NASA já veio a público falar sobre suas tecnologias para destruir grandes asteróides e não deu uma notícia muito animadora não! Então se fosse cair algo na Terra eles não precisariam mentir (como se faz para crianças, até porque como já disse além de não serem a única agência espacial eles não são os únicos a entender de astronomia), para não apavorar a população eles poderiam dizer que tentariam fazer algo, míssel ou bomba atômica etc. E pediriam para, dependendo de onde poderia cair, evacuar a região etc, ou seja, não precisariam esconder tantas coisas (embora isso não ajudasse muito dependendo do estrago).
      E em quarto e último lugar com essa notícia espalhada nos quatros cantos da internet a população já está e estaria bem alarmada, não precisariam esconder muita coisa. E outra coisa a incoerência nesses fatos pois se o nome do asteróide é 2016… Ele foi descoberto em 2016, logo não teria como eles estarem monitorando-o desde 2005 como dizem em alguns sites!
      Obrigada!

      • 02/02/2017 em 23:37
        Permalink

        Ótimos argumentos, parabéns! Demonstrou domínio acerca do assunto.

    • 01/02/2017 em 20:37
      Permalink

      Falou tudo.

  • 29/01/2017 em 21:45
    Permalink

    O negócio de boato ta ficando tao tenso w jornais serios estao publicando, cara isso é assustador !!! Uma verdadeira indústria! !!

Fechado para comentários.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)