Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > WhatsApp vai sair do ar nos próximos dias e apenas o Signal está ajustado para nova rede #boato

WhatsApp vai sair do ar nos próximos dias e apenas o Signal está ajustado para nova rede #boato

WhatsApp vai sair do ar nos próximos dias e apenas o Signal está ajustado para nova rede, diz boato (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Boato – WhatsApp vai parar de funcionar nos próximos dias e todos devem instalar o aplicativo Signal para se comunicar com as pessoas.

É inegável que o WhatsApp se tornou a principal ferramenta de comunicação dos dias atuais. As ligações telefônicas ficaram no passado. Hoje, é até considerado falta de educação ligar para alguém sem antes avisar pelo WhatsApp.

Mas nem sempre o aplicativo é aprovado pelos usuários. Vez ou outra o WhatsApp fica fora do ar (em alguns casos, por MUITAS horas). Nessas situações, os usuários sempre acabam voltando para outras plataformas (que muitos já nem acessavam mais) para conseguir se comunicar com as pessoas.

E de acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, parece que os usuários do WhatsApp vão precisar encontrar uma nova maneira de se comunicar com familiares e amigos. Segundo a publicação, o WhatsApp deve ficar fora do ar nos próximos dias por causa da nova rede de comunicação. Ainda segundo a história, o WhatsApp não estaria ajustado para a nova rede. De acordo com a publicação, apenas o aplicativo Signal estaria compatível com a nova rede e, portanto, funcionando nos próximos dias. Confira:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

“Bom dia, pessoal. Ontem à noite, por volta das 11 horas da noite, eu recebi uma ligação de um amigo lá de Zurique, que é membro do Comitê da Plataforma Soberana. E ele estava me pedindo para que instalasse o Signal no celular, porque ele tem informação lá e recebeu, ele é o coronel da Força Aérea e está há 8 anos lá em Zurique e ele é Seller, pagador lá da plataforma Soberana. E então ele disse que está pra o WhatsApp, está pra ser retirado do ar, assim como outras redes sociais aí, não sei quais ainda, mas ele me falou do WhatsApp, que eu sempre me comunico com ele pelo WhatsApp. E o WhatsApp vai sair fora do ar, acho que na próxima semana já. E recomendou que todos instalem o Signal, porque o Signal já está ajustado pra Nova Rede que está vindo aí. Então, ele não sairá do ar, ele continuará funcionando normalmente. Então, estou dando uma dica aqui para vocês, para instalarem e já configurarem, colocando seus contatos e tal, e pedindo para as pessoas, para que os seus contatos, que instalem também, né, o celular para poder se comunicar, porque vai ficar todo mundo sem comunicação. Eu acho que, além do WhatsApp, o Facebook vai sair do ar, vai sair… todo o sistema de comunicação vão sair do ar e vai ser na próxima semana pelas informações que eu estou tendo aqui. E as prisões já começaram, realmente já começaram, pelas notícias que estou recebendo e também tem figuras, assim, muito grandes aí da sociedade, né, Presidente, vice-presidente tudo que já estão sendo presos Algumas informações já estão vazando, mas que a coisa tá se espalhando mesmo, tá se espalhando pela Europa, tá espalhando nos Estados Unidos e vai começar aqui no Brasil também para valer. Então, chegou a hora, né, que todo mundo esperava tanto tempo, agora vai acontecer. Então, vamos em frente, com determinação, com fé, com força, com garra, confiando na nossa na luz interior de cada um, né, que é a luz divina. E vamos em frente, porque o novo mundo vai estar tendo parto, uma nova Terra vai estar nascendo nesses dias, mas seu surgimento de uma nova civilização, pois a mudança vai ser muito grande, para não dizer total. Um bom dia a todos, um ótimo final de semana e vamos em frente”.

WhatsApp vai sair do ar nos próximos dias e apenas o Signal está ajustado para nova rede?

A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no próprio WhatsApp e deixou muita gente preocupada. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da falta de provas e dos erros contidos na mensagem.

Ao analisar o áudio, logo de cara ficamos desconfiados. Isso porque a história apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, alarmista e a falta de fontes confiáveis.

Além disso, informações falsas sobre o WhatsApp não são novidade na internet. Elas falam, principalmente, sobre supostas promoções (que, na verdade, se tratam de golpes). A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras dessas histórias e você pode conferir todas elas aqui.

Quando escutamos o áudio usado como prova de toda a história, identificamos diversos erros. Essa ladainha de plataforma soberana em Zurique, na Suíça, não faz sentido nenhum. Tanto o WhatsApp quanto as outras redes sociais funcionam por meio da internet. Se você está sem internet, logo não terá acesso aos aplicativos. Porém, não existe isso de uma rede de internet selecionar quais aplicativos vão funcionar ou não. Dessa forma, a história de que o WhatsApp vai sair do ar por causa de um “ajuste para nova rede” também não faz sentido. Até porque a tal da nova rede sequer existe.

Sobre as supostas prisões que “já estariam acontecendo”, isso é apenas um papo do grupo QAnon que, no final das contas, nunca se concretizou. Por fim, é importante ressaltar que, caso a história fosse verdadeira, seria um verdadeiro escândalo e, com certeza, seria noticiado em todos os lugares. Porém, não existe nenhuma informação sobre o assunto.

Em resumo: a história que diz que o WhatsApp vai sair do ar nos próximos dias, por causa da nova rede, e que todos devem instalar o aplicativo Signal para se comunicar é falsa! A história surgiu de um áudio que está circulando nas redes sociais. Mas além de não trazer provas, o áudio ainda traz diversas teorias da conspiração já desmentidas por aqui, como uma nova rede de comunicação, uma nova ordem mundial e supostas prisões que estariam ocorrendo ao redor do mundo todo. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: